Arquitetura e Urbanismo simula apresentações de defesas de projetos de TCC | | URI Câmpus de Erechim

Arquitetura e Urbanismo simula apresentações de defesas de projetos de TCC

04/10/2024 - 96 exibições

De acordo com Moran (2024), as metodologias ativas são abordagens de ensino que buscam promover o aprendizado autônomo e engajado dos estudantes, utilizando problemas e situações do cotidiano. Por meio dessas práticas, os alunos são incentivados a refletir criticamente, tomar iniciativas e participar de debates, assumindo um papel ativo na construção do próprio conhecimento.

Com base nesses pressupostos, nas aulas de Metodologia da Pesquisa, sob orientação da Professora Mariele Zawierucka Bressan, os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, turma 2021, foram instigados a elaborar Projetos de Pesquisa, tendo em vista o Trabalho Final de Graduação.

Nos dias 24 de setembro e 1º de outubro, os acadêmicos simularam a defesa dos Projetos de Pesquisa, como parte da avaliação da disciplina. Ao longo do semestre, eles realizaram todo o processo de elaboração de um projeto de pesquisa, com destaque para a importância da pesquisa científica, os principais métodos envolvidos, a ética, a formatação de trabalhos acadêmico-científicos e a redação de gêneros que circulam na academia.

Além de aulas teóricas, os acadêmicos, por meio da simulação das bancas de qualificação, puderam aprimorar a habilidade de comunicação oral e compartilhar saberes entre os colegas.