Teve início na segunda-feira, 21, no Auditório do Câmpus I, a II Semana Acadêmica Integrada das Engenharias da URI, que congrega os Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Química.
A abertura do evento contou com a presença das seguintes lideranças acadêmicas e civis: Diretor Acadêmico, Adilson Luis Stankiewicz; Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Cristina Vitorino da Silva; Coordenador da Semana Acadêmica de Engenharia Civil, Gilson Francisco Paz Soares; Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica e da Semana Acadêmica, Cássio Baratieri;
Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica e da Semana Acadêmica, Marco Antonio Sampaio Ferraz de Souza; Coordenador do Curso de Engenharia Química e da Semana Acadêmica, Marcelo Mignoni; Coordenador da Engenharia de Produção e da Semana Acadêmica do Curso, Oséias Esmelindro; Inspetor Chefe do CREA Erechim, Engenheiro Civil Rodrigo Ferrareze; e a Presidente da Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Engenheira Civil Josiane Betencourt.
Um dos pontos altos do evento foi o Talk Show sobre o "Desenvolvimento Sustentável nas Engenharias", com a presença de Elis Regina Busata Mignoni e Jean Carlos Budke. Durante a conversa, coordenada pelo professor Marcelo Mignoni, os palestrantes abordaram temas atuais e relevantes, como ESG (Environmental, Social, and Governance), ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), economia circular e as crises climáticas que impactam o planeta. A relevância desses tópicos tornou a discussão ainda mais crucial para os futuros engenheiros.
Elis Regina trouxe uma perspectiva inspiradora ao compartilhar suas experiências sobre carreira e desenvolvimento sustentável. Ela enfatizou a importância de alinhar a profissão aos valores pessoais, ressaltando a felicidade que vem de fazer o que se ama. “Ao escolher uma profissão hoje é possível alinhar carreira a negócios de impacto positivo, aprofundar o conhecimento sobre sustentabilidade é o principal caminho para que em qualquer área se regenere lucrando”, afirmou, cativando a plateia com sua visão otimista e motivadora.
Por outro lado, o Professor Jean apresentou uma visão abrangente sobre ESG, destacando sua aplicabilidade em todas as engenharias. Ele discutiu como a adoção dessas práticas pode transformar não apenas a maneira como as empresas operam, mas também contribuir para um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. “O ESG não é uma tendência passageira; é uma necessidade urgente para todos os profissionais”, alertou, reforçando a responsabilidade que cada engenheiro tem em suas ações.
A II Semana Integrada das Engenharias promete ser um marco na formação de profissionais mais conscientes e engajados em relação às questões ambientais e sociais. As discussões levantadas durante o Talk Show buscarão inspirar uma nova geração de engenheiros a atuarem com responsabilidade e inovação, contribuindo para um futuro mais sustentável.
A Semana Integrada das Engenharias prossegue até sexta-feira, com programações individuais de cada curso a serem desenvolvidas nos Câmpus I e II. No entanto, nesta quarta-feira, 23, no Auditório do Câmpus I, todos os alunos voltam a ter uma programação conjunta quando serão apresentados os desafios das mulheres nas engenharias e os aprendizados depois da formatura, com a participação de diplomados de todos os cursos.