O Outubro Rosa, período de conscientização sobre o Câncer de Mama, celebrado anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Esta é uma data oportuna para coleta do exame citopatológico de colo uterino, que deve ser anual, especialmente daquelas pacientes com exame em atraso.
O exame citopatológico de colo uterino, também chamado de exame de Papanicolau ou preventivo, é um procedimento de prevenção e rastreamento do câncer de colo do útero. Este exame envolve a coleta de células e secreção do colo do útero. A detecção precoce do câncer do colo do útero oferece uma maior chance de cura e a detecção precoce de células anormais, sendo o primeiro passo para interromper o possível desenvolvimento de câncer cervical.
Por essa razão, o Curso de Enfermagem da URI realizou coletas de exame citopatológico de colo uterino em mulheres trabalhadoras de instituições de Erechim. Além disso, foi feito também o exame físico de mama e solicitação de mamografia para a idade preconizada pelo Ministério da Saúde (a partir de 50 anos) e para mulheres mais jovens com história pregressa e familiar de câncer de mama de mama e ovário.
Numa das ações, ocorrida nos dias 25 e 26 de outubro, foi realizada coleta do exame citopatológico de colo uterino entre as mulheres trabalhadoras da higienização da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Em outra iniciativa, nos dias 01, 02 e 03 de outubro, foi realizada coleta do exame entre as mulheres funcionárias da Empresa Comil. No total, foram 94 coletas encaminhadas para laboratório, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim. As consultas e coletas foram realizadas por acadêmicas formandas na disciplina de Estágio Supervisionado II – Saúde Coletiva, sob supervisão dos docentes Marciane Kessler, Irany Denty e Rafael Narzetti.