O Curso de Nutrição da URI realizou, em outubro, diversas atividades nas disciplinas de estágio supervisionado com os acadêmicos da Turma 2021, relacionadas com a prevenção do câncer de mama.
No Estágio de Nutrição Clínica II, os acadêmicos realizaram uma atividade “Cozinha Prática”, em parceria com o COC Erechim - Centro de Câncer, elaborando 10 preparações saudáveis hipercalóricas e hiperproteicas, com utilização de diversos suplementos nutricionais indicados para pacientes oncológicos. Os participantes puderam degustar as preparações no decorrer da atividade que foi supervisionada pelas professoras Nutricionistas Vivian Zanardo e Janine Martinazzo. Ainda realizaram orientações para a prevenção do câncer na sala de espera do Ambulatório de Centro Acadêmico de Práticas em Saúde e no Ambulatório de Medicina.
No Estágio de Planejamento e Organização em Serviços de Nutrição, as acadêmicas realizaram algumas ações na unidade de alimentação para os funcionários da Olfar, administrada pelo Restaurante General, e também para os acadêmicos no RU da Universidade Federal Fronteira Sul. As atividades aconteceram através da decoração das preparações servidas no Buffet, da oferta de água saborizada, de chá de beterraba e demonstração de alimentos para a prevenção do câncer, além de orientações dos alimentos que podem auxiliar na prevenção, assim como orientações sobre o que é o câncer de mama, quais os sinais e sintomas e como prevenir. As atividades foram supervisionadas pelas nutricionistas dos locais, Cleusa Rigo (Restaurante General) e Jaíne dos Santos Kominkiewicz (RU UFFS).
A atividade realizada pelas acadêmicas estagiárias do curso de Nutrição, no Estágio de Nutrição na Saúde Coletiva II, foram realizadas na UBS Progresso, e supervisionadas pelas professoras Jaqueline Sturmer e Roseana Spinelli, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tendo como objetivo informar sobre as principais escolhas alimentares na prevenção do câncer de mama. Para a divulgação foi feito um banner e exposto na sala de espera da unidade básica. Nestas informações, foi enfatizado, além da importância dos sinais e sintomas e a associação com uma alimentação saudável e adequada, com alimentos de verdade e sem serem industrializados, além de orientar sobre como montar um prato saudável com alimentos preparados em casa.