A diplomada do Curso de Educação Física da URI Erechim, Bruna Rigon Gevisnki, defendeu, na manhã de quarta-feira, 19, seu trabalho de conclusão de residência pelo Programa de Pós-Graduação “Residência Multiprofissional em Saúde da Família”, da Escola de Saúde Pública de Florianópolis.
Bruna, que é formada em Licenciatura e Bacharelado, foi aprovada na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em 2023. Agora defendeu seu trabalho sobre “Análise dos Efeitos da Ginástica Laboral (GL) sobre as condições de Saúde dos Trabalhadores do Centro de Saúde do Município de Florianópolis/SC”, sob a orientação da professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga. Teve, ainda tendo como membros da banca, os professores Flávio Zambonatto e Auria de Oliveira C. Coldebella.
O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de sessões de Ginástica Laboral sobre as condições de saúde dos trabalhadores do Centro de Saúde, uma vez que esses profissionais lidam todo dia com os cuidados em saúde, mas acabam, muitas vezes, descuidando da sua saúde. Para isso, a diplomada realizou intervenções de GL durante três meses, três vezes por semana, com duração de 20 minutos cada sessão.
Segundo Bruna, “esse trabalho foi muito importante para mim, porque mostra a importância do profissional de Educação Física na Atenção Primária, sempre atuando com a saúde e o bem-estar das pessoas. Além disso, no contexto da pesquisa, pude criar momentos de relaxamento e promover melhorias na saúde dos profissionais de saúde, trazendo a ideia de cuidar de quem cuida da gente. Essa experiência reforçou minha admiração pela área e pelo impacto positivo que ela tem na vida das pessoas, tanto na prevenção e promoção da saúde quanto no cuidado daqueles que se dedicam diariamente ao nosso bem-estar.”
A professora Alessandra reforça a importância deste estudo, pois destaca o papel do profissional de Educação Física na atenção primária, espaço esse que precisa ser ampliado na rede pública de saúde.