Ocorreu na noite de quinta-feira, 20, no Salão de Atos da URI, o primeiro encontro de formação para docentes e funcionários deste ano. As ações de formação na URI Erechim são promovidas pelo Núcleo de Formação Docente em parceria com a direção do campus.
O evento contou com uma palestra sobre “Adultez Emergente: Desafios e Oportunidades na Formação Universitária”, com a professora Luciana Dutra Thomé, psicóloga e professora do Instituto de Psicologia e membro da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A professora Luciana é co-autora do livro “Adultez Emergente no Brasil” e tem pesquisado o tema no Brasil e em parceria com pesquisadores do exterior há alguns anos, além de ser da diretoria atual da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento.
Conforme a professora, que falou de forma online aos professores e funcionários, embora o conceito de adultez emergente não seja universal, o período entre o final da adolescência e o início da vida adulta tem sido marcado por inúmeras transições e experimentações em diferentes esferas da vida, como identidade, carreira, relações interpessoais e independência financeira.
Enfatizou, ainda, que no contexto da universidade, os docentes desempenham um papel fundamental não apenas em oportunizar conhecimento, mas também no suporte ao desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos estudantes. Sendo assim, muitos desafios emergem nesse processo e discutir o tema dando sequência a ações de formação continuada, se torna essencial.