Escola Básica

Escola Básica promove Live com Dr. Bartô sobre prevenção às drogas | | URI Câmpus de Erechim

Escola Básica promove Live com Dr. Bartô sobre prevenção às drogas

05/04/2022 - 442 exibições

A Escola de Educação Básica da URI há mais de 3 anos participa de um grande projeto que foi idealizado pela Profª. Fernanda Dal`Maso Camera, docente do Curso de Fisioterapia, em parceria com o projeto do Dr. Bartô e Doutores da Saúde da USP/SP. Esse projeto visa trabalhar nas escolas de ensino fundamental II a prevenção do consumo de álcool e drogas.

O projeto prevê a realização, de forma contínua e permanente, de atividades como: palestras sobre álcool e diferentes tipos de drogas desde a conceituação até os danos causados na saúde, orientações de como prevenir o consumo, diálogos com os alunos promovendo um momento de aproximação da escola e os estudantes, bem como incentivando os alunos a conversarem com suas famílias a respeito, palestras aos pais ou responsáveis, entre outras. Todas as atividades desenvolvidas no projeto são pensadas e elaboradas conforme a faixa etária dos alunos.

A professora Fernanda relatou que este trabalho só está sendo possível porque a direção e as coordenações dos 6º aos 9º anos da escola acolheram a ideia e sabem do quanto trabalhar temáticas como essa com os estudantes e as famílias é de extrema importância e auxilia diretamente no desenvolvimento pessoal e escolar dos nossos alunos. Ressalta, ainda, que prevenir é evitar que algo aconteça e, para isso, é preciso um trabalho em equipe entre escola e família, onde juntos se possa pensar, dialogar, trocar ideias e refletir, buscando sempre o melhor para os alunos. Conforme estudos científicos, a intervenção, tanto familiar quanto escolar, relacionada às drogas, deve acontecer cada vez mais cedo, evitando, assim, o consumo.

Pensando nisso, a escola tem realizado constantes diálogos com os alunos. No dia 25 de março, os alunos dos 60 aos 90 anos participaram de uma live com Dr. João Paulo Lotufo, mais conhecido como Dr. Bartô, para conversar sobre a prevenção de álcool e drogas.

A atividade foi desenvolvida em dois momentos: o primeiro foi para os 60 e 70 anos com a temática “O que precisamos saber sobre Narguilé e Cigarro Eletrônico”. Para os 80 e 90 anos o tema foi o “Efeito das drogas na saúde do adolescente”. Foi um momento de aprendizado e diálogo onde o Dr. Bartô apresentou de forma muito clara dados científicos relacionados ao consumo de álcool e drogas por adolescentes e os danos causados à saúde.

Conforme as coordenações dos 6º aos 9º anos, esses momentos de conversas didáticas e constantes, com bastante escuta e diálogo, são fundamentais e contribuem para formar jovens mais conscientes sobre os riscos dessas substâncias. Trabalhar formas de prevenção na escola contribui na formação de cidadãos participativos, críticos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de poder refletir e fazer escolhas.