URI Erechim

Notícias Gerais

Medicina Veterinária promove palestras sobre o Março Amarelo | | URI Câmpus de Erechim

Medicina Veterinária promove palestras sobre o Março Amarelo

02/04/2022 - 692 exibições
   

O mês de março, na Medicina Veterinária, é o mês destinado à prevenção de doenças renais. Assim, o curso de Medicina Veterinária da URI promoveu, no dia 21, palestras para a conscientização sobre a prevenção e tratamento dessa enfermidade em animais de companhia, visto que as doenças renais acometem 1 a cada 3 gatos e 1 a cada 10 cães ao longo da vida. O evento contou com o patrocínio das empresas Agronese, Monelo, Cassul e Vetnil.

De acordo com o professor Guilherme Lopes Dornelles, docente no curso de Medicina Veterinária, as patologias renais apresentam grande importância na clínica de pequenos animais, pois o atraso no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades culminam no agravamento dos sinais clínicos, comprometimento do bem-estar animal, e redução na sobrevida destes pacientes.

As palestras foram realizadas pela empresa Paiol e abordaram a prevalência, mecanismos de desenvolvimento da doença renal e os tratamentos atuais. A primeira palestra foi ministrada pela Médica Veterinária Priscila Bugança, que apresentou aos acadêmicos um dos medicamentos de eleição para o tratamento dessa patologia, o benazepril, além de abordar os mecanismos no qual esse fármaco atua, bem como seus resultados esperados.

A segunda palestra foi ministrada pela Médica Veterinária Gerusa Schaffer a qual apresentou o medicamento dedicado a pacientes geriátricos, que possui na sua composição antioxidantes, condroprotetor e ômega 3, mas com efeitos comprovados no tratamento de doenças renais crônicas. Em seguida, foi apresentado aos discentes o terceiro medicamento auxiliar na terapia dessa patologia, um suplemento nutritivo que atua protegendo os rins de novas agressões.

Os discentes puderam adquirir conhecimentos básicos necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessa enfermidade de extrema relevância para os animais de companhia.

 

Ver mais notícias