Escola Básica

Alunos da Escola participam do Projeto Conexões | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola participam do Projeto Conexões

07/04/2022 - 637 exibições

A professora Carine da Silva, docente da disciplina de Ensino Religioso, dos 5°e 6° anos, da Escola Básica da URI Erechim, idealizou e realizou, junto com todos os alunos, professores e coordenação pedagógica, o Projeto Conexões.
A iniciativa possibilitou o diálogo, o respeito às diferenças e ao outro; proporcionou meios para que os estudantes exercitassem valores e atitudes essenciais à humanidade; permitiu a experiência e a convivência em um espaço mais justo, oportunizando a evolução na responsabilidade que cada educando exerce na sociedade.
As atividades do projeto foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, num processo de conexão entre os componentes curriculares. O trabalho, realizado em sala de aula, garantiu maior interação entre os estudantes e os professores, tendo base na experiência e no convívio em grupo.
Segundo o professor Mateus Baldissera, Coordenador Pedagógico dessas séries, “esse projeto foi pensado para se refletir e fortalecer nossas relações humanas. A interdisciplinaridade é algo indispensável quando se fala em projetos, pois ela proporciona a interação entre as áreas do conhecimento, contribuindo para que a aprendizagem seja mais significativa. É uma forma lúdica de ensinar e enriquece a visão de mundo dos alunos e os fazem compreender que um mesmo fato ou tema pode ser observado e estudado a partir de diferentes pontos de vista. Nesse processo, os alunos são protagonistas, são incentivados para o desenvolvimento da autonomia e na construção do conhecimento.”
Segundo a professora Carine, foram momentos de muitas aprendizagens, empenho e dedicação nas tarefas desenvolvidas. Todos os professores que fazem parte da equipe dos 5° e 6° anos, estiveram envolvidos diretamente no processo de construção das atividades.
Nas turmas dos 5° anos foram desenvolvidas atividades com os temas: solidariedade, honestidade, diversidade, ética, empatia, amizade, respeito, amor e generosidade.
Já nas turmas dos 6° anos as atividades desenvolvidas foram sobre: racismo, diversidade, identidade, inclusão, preconceito, respeito, bullying, responsabilidade, fake news e exposição na internet.
Este projeto busca fazer a diferença, ressaltar as qualidades individuais de cada estudante e desenvolver o senso de responsabilidade com vistas à um bem comum.