URI Erechim

Notícias Gerais

URI marca presença na VI Jornada de Inovação em Saúde | | URI Câmpus de Erechim

URI marca presença na VI Jornada de Inovação em Saúde

06/04/2022 - 613 exibições
   

No dia 28 de março, a URI Erechim participou da VI Jornada de Inovação em Saúde, realizada pelo programa INOVA RS região Produção e Norte, no auditório do Centro de Distribuição da Rede de Farmácias São João, em Passo Fundo/RS.

O evento, que contou com o tema “Ecossistema Regional de Inovação na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades”, fez parte do projeto “Inovação em Saúde Pública” e contou com palestra e mesa-redonda com stakeholders da região Produção e Norte

Segundo a professora Geciane Toniazzo Backes, que representou a URI, “este consiste em um ambiente importante do ecossistema da saúde, favorecendo o surgimento de ideias inovadoras. Reforçou-se a contribuição da URI para este ecossistema, o que estamos desenvolvendo e pesquisando de inovador e nossos principais desafios, ressaltando a interdisciplinaridade e interprofissionalismo”.

Na URI, muitas ideias inovadoras estão surgindo a partir do acompanhamento, da observação e escuta ativa dos pacientes nos hospitais, clínicas, UBS, SAMU, bem como em ambientes de atenção secundária, a exemplo do CAPs, Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, entre outros. Nesse processo são identificados “problemas” ou “fragilidades” que, em muitos casos, para a melhor solução, a formação de uma rede ou ciclo de colaboração multidisciplinar e interprofissional é fundamental. Neste sentido, ocorre o envolvimento dos cursos de graduação da área da saúde, das engenharias e tecnologia, bem como do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos.

“Somos iniciantes no processo e, por isso, enfrentamos desafios diários com demandas difíceis, que nos fazem refletir, estudar estratégias de resolução dos problemas e buscar novos integrantes para esta rede colaborativa, para fazer com que estes projetos aconteçam, se perpetuem e amadureçam. A intenção é promover melhorias para os que são o foco de todo o ecossistema, o paciente, e, também, possibilitar que todos tenham acesso à saúde”, pontuou a professora Geciane durante sua fala.

 

Ver mais notícias