Acadêmicos do Curso de Direito participam de palestra sobre Direitos, Deveres e Cidadania | | URI Câmpus de Erechim

08/04/2022 - 665 exibições

O início do semestre das turmas 2022, diurno e noturno, e 2021/2, noturno, nas disciplinas de Projeto Integrador I e II do Curso de Direito da URI Erechim, ministrados respectivamente pelos professores Vera Maria Calegari Detoni, Luiz Mario Silveira Spinelli e Andrea Mignoni, foi marcado por uma palestra sobre Direitos, Deveres e Cidadania.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir às exposições do professor Gilmar Bianchi, sobre o tema central do Projeto Integrador na Constituição Federal, e da defensora pública Raquel Felini, que relatou sua experiência junto à Defensoria Pública e a importância da extensão para os acadêmicos e a comunidade, ressaltando o acesso à justiça.

O objetivo do evento foi conscientizar os acadêmicos a respeito dos seus direitos e deveres, reforçando a sua importância por meio de exemplos práticos, incentivando-os a exercerem sua cidadania.

A extensão universitária, desenvolvida através dos Projetos Integradores nos cursos de Direito, permite a abordagem dos conteúdos jurídicos para a inovação acadêmica na graduação ativa. Garante também a interlocução da prática e do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. Os temas abordados, como direitos, deveres e cidadania, presentes no ordenamento jurídico, possibilitam a difusão desses conhecimentos ao público externo, reforçando a compreensão do papel de cada indivíduo como cidadão, nos mais diversos grupos sociais.