Escola Básica

Projeto da Escola incentiva a descoberta do mundo | | URI Câmpus de Erechim

Projeto da Escola incentiva a descoberta do mundo

26/04/2022 - 1963 exibições

O brincar na primeira infância tem um papel central no desenvolvimento infantil, como uma porta de entrada para desvendar as sensações e sentimentos. Através do brincar as crianças descobrem o mundo e a si mesmas, criando, vivenciando novas experiências, explorando de maneira lúdica e prazerosa aprendem sobre o corpo, sobre suas características, o respeito às diferenças e suas potencialidades.

Com este intuito, as turmas de Nível I, da Escola de Educação Básica da URI, desenvolveram com as crianças o projeto “Eu penso... Eu sinto... Meu mundo em movimento”. Durante o projeto, coordenado pelas professoras Cacilda Menegola Ribeiro, Camila Paula Jevinski e Daiane Paula Chagas Dambros, foram oportunizados momentos e vivências através das quais as crianças tiveram oportunidade de brincar, observar, contemplar, analisar, criar e explorar, desafiando-se na construção de suas próprias descobertas.

Dentre as vivências oportunizadas às crianças, a construção da identidade de cada uma delas foi estimulada por meio de práticas cotidianas, trabalhando o olhar sensível, aguçando a escuta, saber admirar-se, procurando entender o mundo no qual estão inseridos e nele deixar marcas. Neste sentido, as crianças foram protagonistas das suas descobertas, tomando consciência do seu próprio corpo por meio de sessões musicadas, brincadeiras, observando seus movimentos corporais, desenhando no espelho, utilizando diversos suportes e riscadores. Com isso, exploraram as infinitas possibilidades de registro do esquema corporal, explorando o desenho e a caracterização do corpo em tamanho real, modelando as partes do corpo, dialogando sobre suas preferências, sobre seus familiares e suas próprias características.