Psicologia tem encontros com Centros de Atenção Psicossocial e Conselho Tutelar | | URI Câmpus de Erechim

Psicologia tem encontros com Centros de Atenção Psicossocial e Conselho Tutelar

09/05/2022 - 586 exibições

Alunos do Curso de Psicologia da URI (turma 2019), mantiveram encontro, no dia 27 de abril, com as psicólogas Taís Camargo (CAPS II) e Ana Helfenstein (CAPS Ad). A atividade fez parte da disciplina de Intervenções Institucionais e Comunitárias.

A noite foi especial para refletir sobre os trabalhos do Psicólogo nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), quando as profissionais compartilharam, ao longo de 3 horas, suas experiências, destacando os desafios e possibilidades do fazer psicológico nestes serviços de atenção à saúde mental.

Já na última quarta-feira, 4, a noite foi dedicada a compreender o trabalho do Conselho Tutelar e a relação deste órgão com a rede de assistência, saúde e educação. Os conselheiros tutelares Gilseia Terribile e Luciano Perosa, apresentaram o trabalho, destacando a importância e função do conselho tutelar, bem como os desafios que enfrentam cotidianamente, quando pode-se perceber a importância da rede de proteção à criança e o adolescente e compreender o papel de cada ator no funcionamento da rede.

O professor Felipe Biasus, coordenador do Curso de Psicologia e responsável pela disciplina, destacou a importância de contar com a disponibilidade dos profissionais que participaram dos encontros, evidenciando que tais atividades favorecem a formação dos estudantes, que já discutem teoricamente a prática profissional do Psicólogo e sua integração com outros serviços. Com isso, tal atividade amplia a possibilidade de conhecer o cotidiano do trabalho por meio do relato e troca de experiências.