Sessão solene da Câmara de Vereadores marca os 30 anos da URI | | URI Câmpus de Erechim

Sessão solene da Câmara de Vereadores marca os 30 anos da URI

20/05/2022 - 297 exibições

A Câmara de Vereadores realizou na quarta-feira, 18, às 20h, no Auditório da URI Erechim, a sessão solene para homenagear a URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), que completou na quinta-feira, 19, três décadas dedicadas à formação de mais de 60 mil pessoas, tanto na graduação como no Ensino Médio em todas as regiões onde está presente.

A partir de proposição do vereador Fifo Parenti, o Poder Legislativo concedeu Menção Honrosa à Universidade em um momento solene, marcada por homenagens e pela defesa do ensino superior de qualidade. A atividade foi aberta com um momento cultural, proporcionado pelo Coro da URI, regido pelo maestro Marcio Buzatto.

Instalada em 19 de maio de 1992, a URI é referência no ensino nas regiões em que atua, tendo impactado positivamente a vida de milhares de pessoas ao longo das últimas três décadas, além de estar inserida na comunidade através de diversas atividades.

Em seu pronunciamento, representando a Câmara, Fifo exaltou a rica trajetória da instituição, reconhecendo o trabalho de todos que a construíram. “A URI foi sendo construída por professores, técnicos e estudantes e com a decisiva participação da sociedade. É o resultado de muito engajamento, lutas e conquistas advindas de um trabalho com e para a coletividade. E é por essa razão que comemoramos seus 30 anos aqui, em conjunto com toda a comunidade que pela URI trabalha. A todos vocês, meu reconhecimento pelo incansável empenho para com as ações dessa universidade”, destacou o vereador.

O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, enfatizou a presença do Câmpus na região. “Por aqui passam, diariamente, 5 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários, o que dá uma dimensão do significado da Universidade para os municípios da nossa região. Sem visar lucro, temos feito investimentos significativos em favor do desenvolvimento da nossa comunidade. Essa é a nossa missão”, destacou Giollo.

O Reitor Arnaldo Nogaro salientou que a missão da Universidade vem sendo repensada e ressignificada ao longo dos anos, mas sempre mantendo a essência calcada no compromisso com o ensino. "A visão da URI também foi reavaliada no sentido de ser uma universidade de referência em qualidade, promoção da ciência, inovação, desenvolvimento comunitário e humano. Aproveitamos esta oportunidade para fortalecer nosso compromisso com a comunidade, reforçando o apelo para que nos apoiem, a fim de criarmos possibilidades e novas parcerias", disse Nogaro.