Administração promove painel sobre a profissão e o mercado de trabalho | | URI Câmpus de Erechim

Administração promove painel sobre a profissão e o mercado de trabalho

24/05/2022 - 457 exibições

O Curso de Administração da URI promoveu na terça-feira, 17, durante a Jornada de Estudos Empresariais, um Painel sobre “A profissão de Administrador e o Mercado de Trabalho”, onde foram discutidos os aspectos relacionados à profissão e a sua inserção no mercado de trabalho.

O professor Cassiano Comerlato mediou a conversa, que teve como convidados os diplomados do Curso Cléber De Ré, Daniela Kuhn, Lucas Broch e Samara Piran, que relataram um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional, além de suas percepções acerca dos desafios e oportunidades da profissão.

Cléber De Ré disse que iniciou sua trajetória profissional antes de ingressar no curso superior e que a graduação lhe auxiliou no exercício do cargo de liderança ainda muito jovem. Um dos pontos importantes na trajetória foi comportar-se como um empreendedor interno. “Ser um intraempreendedor demanda comprometimento, conhecimento e é muito desafiador. Por outro lado, proporciona mais oportunidades na vida profissional”, comentou.

Daniela Kuhn destacou que sempre trabalhou na empresa da família. O ingresso no curso superior teve como motivação principal a busca de conhecimento aplicável ao empreendimento familiar e alavancar o crescimento do negócio. Daniela afirmou que “para expandir a empresa, elaborei um plano de negócio utilizando os conhecimentos obtidos ao longo do curso”. Como principal desafio que enfrentou, a bacharela disse que foi a necessidade de se reinventar rapidamente durante a pandemia, convertendo o modelo de venda exclusivamente por meio da loja física para a venda online.

Por outro lado, Lucas Broch apontou que o futuro de um profissional ou estudante é determinado pelas escolhas que faz e também pelas renúncias. “Sempre que se escolhe um caminho, você está renunciando a outro. Eu poderia ter escolhido estudar em outra cidade, permanecer mais tempo com meus amigos, mas escolhi estudar em Erechim (e na URI) por entender que isso me traria algo de diferente”, destacou. Comentou também que conquistas geralmente acontecem após muito esforço, e esse esforço é uma escolha e, ao mesmo tempo, renúncia.

Samara Piran lembrou que iniciou no mercado de trabalho como jovem aprendiz, evoluindo para estágio e posteriormente para a efetivação na empresa. “Durante a graduação, obtive conhecimentos essenciais que me prepararam para a efetivação no cargo”, destacou. A egressa pontua ainda que é preciso estar sempre buscando o aperfeiçoamento, novas especializações, tendo em vista o dinamismo do mercado de trabalho.

Os convidados enfatizaram que a graduação é um período que deve ser aproveitado ao máximo, uma vez que a universidade é um espaço que proporciona inúmeras oportunidades de aprendizado, trocas de experiências entre professores e alunos, palestras, viagens e estágios, algo que só é possível usufruir em sua plenitude enquanto se está frequentando a universidade.