Administração organiza viagem de estudos para Bento Gonçalves | | URI Câmpus de Erechim

Administração organiza viagem de estudos para Bento Gonçalves

25/05/2022 - 498 exibições

Tendo como ênfase o empreendedorismo, o Curso de Administração da URI programou, na quinta-feira, 19, quando a Universidade completou seus 30 anos, uma viagem de estudos para a cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. O grupo, que contou também com a participação de alunos do Curso de Ciências Contábeis, foi acompanhado pelo coordenador do curso de Administração, professor Darcí Luis Kuiawinski, e pelo professor Fernando Mazon.

A primeira atividade foi desenvolvida na Casa Valduga, pela parte da manhã. Durante a visita, o grupo conheceu um pouco da história da empresa, dos produtos e do processo produtivo. Localizada no Vale dos Vinhedos, a história da vinícola iniciou com a chegada ao Brasil do primeiro imigrante da família Valduga, no ano de 1875.

Os produtos da marca estão presentes em mais de 20 países. A estratégia do Grupo Famiglia Valduga consiste na excelência de seus produtos e também na diversificação, atuando na produção de espumantes, sucos de uva, vinhos e cerveja, além da gastronomia e da produção de cosméticos.

Um dos momentos mais importantes da visita foi a oportunidade de conversar com o sócio da empresa, Juarez Valduga, que lembrou um pouco da história da empresa e deu dicas sobre empreendedorismo aos alunos: “Para ter sucesso, vocês devem fazer algo que realmente gostem”, aconselhou.

À tarde, o grupo conheceu a Vinícola Aurora, uma cooperativa atuante especialmente na produção e comercialização de vinhos e espumantes, também exportados para diversos países. A cooperativa foi fundada por 16 famílias no ano de 1931, no intuito de facilitar na produção e comercialização dos produtos relacionados ao vinho e à uva.

A visita contemplou uma palestra sobre a história da cooperativa e um percurso em que foram apresentados o processo produtivo e os principais produtos, tendo em paralelo o contexto em que a cooperativa evoluiu ao longo das décadas.

Completando a viagem, o grupo fez um passeio pelo Caminhos de Pedra, um roteiro com 12km de extensão, com empreendimentos relacionados à cultura, gastronomia e arquitetura em vários pontos de visitação e observação.

Segundo os professores, viagens com esta têm por objetivo proporcionar novas experiências aos acadêmicos, de forma que possam conciliar os conhecimentos teóricos e práticos, fundamentais para uma formação profissional de qualidade.