Fisioterapia desenvolve aula prática sobre embriologia | | URI Câmpus de Erechim

Fisioterapia desenvolve aula prática sobre embriologia

26/05/2022 - 1067 exibições

Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da URI (turma 2022) desenvolveram uma maquete de Embriologia para encerrar essa etapa dentro da disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia, ministrada pela professora Alexandra Nava Brezolin. A iniciativa, baseada na metodologia da sala de aula invertida, foi uma forma de motivar os alunos a buscarem ideias e recursos para representarem uma das fases do período gestacional.

O trabalho foi realizado em grupos, estimulando o espírito de equipe, e findou com a apresentação da maquete para a turma. O resultado foi surpreendente, pois os alunos buscaram diferentes materiais, biscuit, sal grosso, massa de modelar, isopor, e até mesmo a representação através de um bolo comestível. Além da dedicação para elaboração das maquetes, mostraram segurança para discutir com os colegas sobre a fase gestacional escolhida.

A acadêmica Andressa Graciolli destaca que o desenvolvimento das maquetes de embriologia foram bastante proveitosas, tanto para o conhecimento pessoal quanto para o aprofundamento em diversas partes do conteúdo. “Com isso, conseguimos perceber o quanto a embriologia é importante para o nosso futuro na fisioterapia. Um exemplo é quando estivermos atendendo uma paciente gestante, assim, poderemos conversar com a paciente e lhe passar mais “confiança” sobre nosso trabalho”, analisou.

A também acadêmica do curso, Aimê Costa da Cruz, relata que "realizar a maquete e também observar as demais maquetes, foi de extrema importância, pois tivemos contato com todas as fases da gestação, observando desde a fecundação até o período fetal, compreendendo todo o processo e podendo colocar em prática o que aprendemos na teoria, além de ter sido uma atividade diferente e prazerosa, pois através do trabalho em equipe desenvolvemos diversas habilidades.”

Conforme a professora Alexandra Bresolin, responsável pela disciplina, “foi importante para todos nós, pois aproveitamos o momento para refletir sobre a importância do profissional fisioterapeuta durante o período gestacional, destacando a importância dessa disciplina na grade curricular”.