Escola Básica

Alunos da Escola têm aula sobre pesquisa científica | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola têm aula sobre pesquisa científica

03/07/2022 - 844 exibições

Uma das missões da Escola de Educação Básica da URI é mostrar os caminhos profissionais que possam ser seguidos, após a conclusão do Ensino Médio. E um desses caminhos pode ser a área da Farmácia. Por isso, os alunos do 1º do Ensino Médio desenvolveram uma atividade nos laboratórios do referido curso, nos dias 20 e 27 de junho.

A iniciativa, que fez parte da disciplina Itinerário Formativo de Pesquisa Científica, foi ministrada pelas professoras Juliana Roman e Helissara Silveira Diefenthaeler, juntamente com a acadêmica do Curso de Farmácia, Júlia Tagliari Meneghel.

No primeiro dia, os alunos produziam um extrato vegetal com erva-mate, hibisco ou camomila, utilizando a técnica de extração a frio (Maceração/Percolação). No segundo encontro, prepararam um sabonete líquido utilizando o extrato vegetal produzido por eles mesmos. Adicionaram ao sabonete, essências e corantes de acordo com o parecer de cada grupo.

A experiência vivenciada pelos alunos foi especial, pois durante o Itinerário tem-se dado foco ao Uso de Recursos da Natureza aplicados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Além disso, conheceram uma técnica de aplicação de extratos naturais, onde foram instigados a conhecer mais áreas de pesquisa com uso de plantas medicinais.

As atividades foram acompanhadas pelos professores das disciplinas de Biologia, Química e Física, respectivamente, Gabriele Gaik Reik, Raquel Brusco Machado e Carlos Stakonski.