Escola Básica

Crianças da Escola brincam com sons, luzes, sombras, cores e sabores | | URI Câmpus de Erechim

Crianças da Escola brincam com sons, luzes, sombras, cores e sabores

05/07/2022 - 859 exibições

A criança é um ser curioso por natureza e, por isso, está sempre atenta a tudo que acontece ao seu redor e anseia em explorar e descobrir o mundo à sua volta. Desde bebês, reagem ao mundo através das experimentações. Até mesmo antes de nascer, no útero da mãe, já experimentam sensações, ouvem sons, enxergam luzes, sombras, cores e experimentam sabores.

Dentro desta realidade, a escola é um lugar no qual são potencializadas e proporcionadas experiências e vivências ricas, para explorar e descobrir sobre o que está ao redor das crianças.

Considerando a importância da experimentação na Educação Infantil, as crianças das turmas do nível I, da Escola de Educação Básica da URI, colocaram em prática o projeto “Brincando com sons, luzes, sombras, cores e sabores”, coordenado pelas professoras Cacilda Menegola Ribeiro, Camila Paula Jevinski e Daiane Paula Chagas Dambros.

As propostas desenvolvidas no projeto possibilitaram a exploração e a potencialização das experiências sensoriais, proporcionando o desenvolvimento através do brincar e das descobertas sobre si e sobre o mundo ao seu redor, expressando-se livremente e se apropriando do seu contexto e do mundo.

Dentre as propostas desenvolvidas foi proporcionado às crianças brincadeiras com as sombras; experiência da chuva colorida; pintura por observação; exploração e construção de brinquedos com elementos da natureza; produção de esculturas; pintura com diferentes suportes como folha de bananeira e papel filme; obras de arte utilizando diferentes pincéis e riscadores, como pincel com elementos naturais e carvão; releitura da obra de arte com elementos da natureza; e construção e exploração de minimundos. As propostas desenvolvidas durante o projeto oportunizaram com que as crianças se expressassem livremente, produzindo uma rica experiência entre a criança e a natureza.