URI Erechim

Notícias Gerais

Acadêmicos de Nutrição e Arquitetura e Urbanismo participam de atividade interdisciplinar | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Nutrição e Arquitetura e Urbanismo participam de atividade interdisciplinar

07/07/2022 - 410 exibições
   

Visando tornar os espaços mais funcionais, seguros e confortáveis, estudantes do 5º semestre do Curso de Nutrição (Turma 2020) e do 7º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, participaram de uma atividade interdisciplinar. A iniciativa fez parte da disciplina de Planejamento e Organização em Serviços de Nutrição I, ministrada pela professora Cilda Piccoli.

A primeira ação foi um encontro entre os futuros nutricionistas com a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Natália Nakadomari Bula, que ministrou uma aula sobre “Arquitetura Inclusiva: Acessibilidade ao Desenho Universal”. Os profissionais nutricionistas possuem como atividade complementar, na área de Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), segundo a Resolução do Conselho Federal de Nutrição (CFN), nº 600/2018, participar do planejamento e da supervisão da implantação ou adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios destas unidades.

Segundo a professora Natália, os temas de inclusão, acessibilidade e desenho universal são abordados em todos os semestres, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, principalmente no planejamento e projeto de espaços públicos e de uso coletivo. A ideia é eliminar barreiras para dar acesso e autonomia a todas as pessoas.

A formação do arquiteto e urbanista é generalista, o que ressalta a importância de trabalhar em colaboração com profissionais de outras áreas, como neste caso, com os nutricionistas. Desta forma, soma-se ao conhecimento técnico, o olhar criterioso de quem utiliza e gerencia o espaço no dia a dia, com as particularidades de cada pessoa, tornando os espaços mais funcionais, seguros e confortáveis.

 

Ver mais notícias