Curso de Nutrição realiza preparações baseadas na Gastronomia Molecular | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Nutrição realiza preparações baseadas na Gastronomia Molecular

07/07/2022 - 599 exibições

Alunos do 5º semestre do Curso de Nutrição da URI foram desafiados a desenvolverem receitas utilizando a gastronomia molecular, baseada na modificação de alimentos utilizando reações químicas para alterar a forma e a textura dos produtos. Foi durante aula prática da disciplina de Gastronomia aplicada à Nutrição, ministrada pela professora Janine Martinazzo.

A intenção foi mudar a percepção ou então criar novas maneiras de degustar determinados tipos de alimentos. Durante a experiência, foram criados pratos inusitados como ovo fake, utilizando manga, açúcar e amido de milho; azeitona e iogurte esferificados; pérolas de creme de leite; caviar de mel; entre outras.

Todas as receitas utilizaram reagentes com grau alimentício como o alginato de sódio e o lactato de cálcio, responsáveis pela esferificação, técnica utilizada para construir uma película protetora, formando uma esfera.

Segundo a professora Janine, “são utilizadas técnicas inovadoras na área da gastronomia, como é o caso da gastronomia molecular. Com a aula prática, os alunos puderam desenvolver preparações a fim de modificar ou complementar pratos, aprendendo como realizar e o quanto as técnicas agregam valores nas diferentes preparações”.