Fisioterapia destaca a importância profissional em diferentes áreas | | URI Câmpus de Erechim

Fisioterapia destaca a importância profissional em diferentes áreas

12/07/2022 - 531 exibições

O Curso de Fisioterapia da URI promoveu, nos meses de maio e junho, dois encontros do Núcleo de Estudos em Fisioterapia (NEF), que reuniram acadêmicos de diferentes níveis e docentes com o objetivo de integrar e promover o conhecimento de novas experiências relacionadas à profissão, além de atualizações nas diferentes áreas de atuação do Fisioterapeuta.

Em maio, o encontro contou com a participação especial da fisioterapeuta Andréli Fernanda Slomp Beltrame, diplomada da URI e a médica Paula Vendruscolo Tozatti, Ginecologista e Mastologista. Ambas abordaram a temática “Sexualidade e Câncer de Mama – Desafios e Reflexões”, apontando resultados e constatações provenientes de trabalhos acadêmicos de conclusão de curso e dissertação de mestrado.

O encontro trouxe um debate essencial aos profissionais da saúde e acadêmicos em formação, no que se refere ao tema, seus tabus, elucidações e conhecimentos com o propósito de estimular a edificação de um olhar atento, cuidadoso, integral e com propriedade aos pacientes que necessitam de tratamento oncológico.

Em junho, o tema abordado foi a experiência profissional e os novos desafios do fisioterapeuta em ambiente hospitalar. O assunto foi apresentado pelas fisioterapeutas Daiane Abreu, diplomada da URI, e Náthali de Melo Peixoto, ambas fisioterapeutas da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST) de Erechim.

Elas relataram as suas experiências acadêmicas e profissionais onde enfatizaram a importância de os alunos terem uma excelente formação durante o período da graduação, aproveitando as oportunidades que a universidade oferece, além do ensino, e a busca contínua pela educação contínua depois de concluída a graduação. Além disso, as fisioterapeutas relataram como foi a atuação profissional durante o período da pandemia, momento difícil para todas as equipes da área da saúde, e o quanto cresceu a valorização do profissional fisioterapeuta no ambiente hospitalar.

O NEF, mais uma vez, apresentou temática vinculada às diferentes áreas de atuação do profissional fisioterapeuta, proporcionando e estimulando uma formação consciente e ampliada, além das responsabilidades técnicas inerentes a todos os profissionais da saúde.