Acadêmicos do Direito são protagonistas do conhecimento em Projeto Integrador | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos do Direito são protagonistas do conhecimento em Projeto Integrador

20/07/2022 - 566 exibições

Acadêmicos das turmas do 3º semestre do Curso de Direito da URI realizaram diversas atividades de estudo com a temática relacionada aos “Direitos e Deveres e a Constituição Federal Garantidora”. A iniciativa, dentro da disciplina do Projeto Integrador III, teve a orientação da Professora Caroline Ceni, com a colaboração dos professores do semestre e dos professores dos Projetos Integradores I e II.

Durante o semestre, as turmas convidaram profissionais atuantes em diversas áreas do Direito para uma Roda de Conversa. Participaram os advogados Ramonn Fabro; Ricardo Favarin; Renan Soccol, a Defensora Pública Marcélia Cominetti Favarin e o bacharel Roberto Cavassolla, representando o Segundo Tabelionato de Notas de Erechim.

Todas essas experiências e oportunidades ao longo do semestre possibilitaram o contato mais aprofundado com diferentes temáticas jurídicas e sociais.

Como atividade desafiadora, os acadêmicos foram motivados a realizar um debate sobre o livro “O Caso dos Exploradores de Caverna”, de Lon L. Fuller, e convidaram os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, para assistir a apresentação.

A iniciativa permitiu a troca de experiência e saberes sobre questões jurídicas e sociais, abordadas no livro, de maneira a refletir sobre a importância dos direitos e deveres, bem como do respeito ao ordenamento jurídico do país.

Conforme ressaltou o Coordenador do Curso de Direito, Professor José Plínio Rigotti, “a metodologia proposta pelo Projeto Integrador permite um protagonismo maior do aluno na construção do conhecimento, bem como o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, alcançando a cidadania participativa, que é salutar para o Estado Democrático de Direito”, salientou.

Gratidão é a palavra ideal para expressar o que todos os envolvidos sentiram, pois a atuação dos acadêmicos foi considerada “sensacional”, assim como a participação vibrante e entusiasmada dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. João Caruso com o apoio dos seus professores e Direção, bem como o apoio da Coordenação e do Colegiado do Curso de Direito. O evento foi construído, também, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Sicredi Erechim.