Curso de Fisioterapia participa de ação na Cooperativa Aurora | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Fisioterapia participa de ação na Cooperativa Aurora

22/07/2022 - 390 exibições

Com o objetivo de proporcionar uma orientação adequada sobre a saúde do trabalhador, acadêmicos do Curso de Fisioterapia da URI realizaram uma ação sobre ergonomia na Cooperativa Aurora, de Erechim. A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos da turma 2019, dentro da disciplina de Fisioterapia do Trabalho, ministrada pela professora Márcia Bairros de Castro.

A ação foi desenvolvida em conjunto com os fisioterapeutas responsáveis pelo setor de Ergonomia da Cooperativa. Os alunos realizaram palestras de prevenção e qualidade de vida no trabalho, que foram ilustradas com a utilização de banners. Além disso, distribuíram folders aos trabalhadores nos setores de aves e suínos, com recomendações e sugestões preventivas como rodízio de atividades, trocas de posturas e pausas psicofisiológicas.,

Segundo os alunos, a saúde ocupacional ou profissional implica na soma de todos os esforços para melhorar a saúde dos trabalhadores, tanto em seu ambiente de trabalho como na comunidade. O objetivo básico é a prevenção em todos os níveis, empregando vários tipos de esforços e estratégias. Entendem, ainda, que este ambiente necessita da atuação do fisioterapeuta, profissional apto a atuar preventivamente, orientando adequadamente quanto aos cuidados com a postura e a saúde, de modo a minimizar os fatores de risco de surgimento de doenças ocupacionais. A Ergonomia visa a prevenção e minimização dos riscos das atividades laborais, na busca da manutenção da integridade física e mental, promovendo a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo as lesões e afastamentos do ambiente de trabalho.

Para a acadêmica Fabieli Kuhn Medeiros, “a necessidade de participações efetivas na comunidade é considerada preponderante no curso e cada oportunidade de inserção é amparada por conhecimentos teóricos, planejamento e execução de práticas que enriquecem a formação do futuro profissional e cidadão, dentro de todas as considerações éticas e das relações interpessoais”.