Ciências Contábeis promove palestra sobre formalização de empresas | | URI Câmpus de Erechim

Ciências Contábeis promove palestra sobre formalização de empresas

04/10/2022 - 233 exibições

O Curso de Ciências Contábeis da URI promoveu, na sexta-feira, 30 de setembro, uma palestra com o Diretor de Desenvolvimento de Relações Institucionais e Socioeconômicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Tiago Lando. O servidor público falou sobre as novidades relacionadas à abertura de empresas implementadas pela Junta Comercial do Estado e as ações que o município está efetuando no sentido de agilizar os processos visando facilitar a formalização de novos negócios.

Segundo Tiago, é imprescindível que qualquer empresário, quando pensa em empreender, busque auxílio de um contador, principalmente para preencher os documentos necessários para a formalização da empresa junto aos órgãos responsáveis. Ainda segundo ele, o município está trabalhando para agilizar sempre mais os processos para que as empresas possam começar a exercer a atividade o quanto antes.

Uma das ações tomadas para isso foi a adesão de Erechim ao programa Tudo Fácil, da Junta Comercial, que permite a abertura de empresas classificadas como de baixo risco em até 10 minutos e sem custos para o empresário. “Erechim foi o quinto município do Estado a aderir a esse programa”, destacou.

No encontro com os acadêmicos, também foi demonstrado como é o processo de abertura de empresas na prática, quando o Diretor demonstrou todos os passos da formalização de empresas diretamente no site da Junta Comercial, exatamente como ocorre na abertura da empresa. Desta forma, os estudantes puderam acompanhar todos os passos e esclarecer as dúvidas e, desta forma, levar os conhecimentos adquiridos a seu local de trabalho.

No encerramento, Tiago colocou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Sala do Empreendedor à disposição dos alunos, contadores e empresários para esclarecimento de dúvidas, bem como auxiliar nos empreendimentos planejados pelos empresários.

O encontro com o Diretor de Desenvolvimento de Relações Institucionais e Socioeconômicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Erechim foi desenvolvido dentro das disciplinas de Projeto Integrador, com as turmas 2021, desenvolvida pela professora Angélica Ferrari, e 2022, ministrada pelo professor Edson Luis Kammler.