Acadêmicos de Direito participam de julgamento simulado sobre a invasão da Ucrânia | | URI Câmpus de Erechim

10/10/2022 - 711 exibições

Acadêmicos de Direito de 16 importantes instituições de ensino do Brasil, orientados por seus professores, assumiram o papel de Delegados/Diplomatas em um julgamento simulado do Conselho de Segurança das Nações Unidas, envolvendo a crise humanitária em face da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A iniciativa aconteceu na sexta-feira, 7, e o Curso de Direito da URI Erechim foi representado pelos acadêmicos Eduardo Henrique Tenutti de Santana Auler, David Andres, Geovana Vanessa Sansigollo e Luiza Miguel Salvi, com a orientação dos professores da disciplina de Direito Internacional Público e Privado, Luciano Alves dos Santos e Simone Gasperin de Albuquerque. Acadêmicos do quarto ao décimo semestre do curso estiveram presentes no Anfiteatro para assistir a simulação.

Esta foi a quinta edição do Interfaculdades, um evento anual organizado pelo Professor Antônio Márcio Guimarães e o Grupo de Pesquisa Direito Internacional e Globalização Econômica, da PUC de São Paulo, juntamente com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.

O evento foi realizado na forma híbrida com participantes presenciais, no Câmpus da PUC de São Bernardo do Campo, com apresentações através do Zoom Videoconferência, com transmissão pelo youtube.

A Simulação deste ano contou com a participação do Cônsul honorário da Ucrânia, Jorge Rykba, que fez uma manifestação pela importância deste tema e da relevância dos alunos de diferentes regiões do Brasil estarem atentos e preocupados e serem estimulados a debater sobre a situação da população ucraniana e da violação sistemática dos direito humanos por parte da Rússia naquele país.

O coordenador do Curso de Direito da URI, José Plínio Rigotti, prestigiou o evento e destacou a necessidade de tais discussões no mundo acadêmico e ressaltou a profícua troca de experiências e conhecimento entre alunos de Cursos de Direito do Sul ao norte do país.

As professoras Alessandra Regina Biasus e Vera Maria Calegari Detoni também participaram da apresentação dos acadêmicos do curso, enaltecendo a iniciativa.

Segundo a organização do evento, foram mais de 500 pessoas participando através do youtube e mais de 100 alunos e professores diretamente envolvidos no debate de forma presencial ou remota.

Os professores Luciano e Simone destacaram a importância dos alunos participarem desta atividade que aborda não só aspectos de Direito Internacional, mas também instiga o debate sobre os direitos humanos na contemporaneidade. E agradeceram o apoio irrestrito do Coordenador do Curso, Professor José Plínio Rigotti, bem como do Diretor-Geral do Câmpus, Professor Paulo Roberto Giollo, que tornaram possível a viabilização da atividade.

Além do Curso de Direito da URI Erechim, participaram do Interfaculdades as seguintes instituições: PUC/SP; UNIP – Universidade Paulista; Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; USF – Universidade São Francisco – Bragança Paulista; UERJ – Estadual do RJ; FSA – Centro Universitário Fundação Santo André; UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; UNICURITIBA; UNISANTOS – Universidade Católica de Santos; PUC/PR; UNIGRANRIO; IHL; UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande Sul; e ÍTALO Centro Universitário.

A gravação do evento está disponível neste link.