Integrafisio discute temáticas relevantes na formação de novos profissionais | | URI Câmpus de Erechim

Integrafisio discute temáticas relevantes na formação de novos profissionais

18/10/2022 - 420 exibições

Palestras e minicursos sobre temas relevantes marcaram a XII Integrafisio e Mostra Científica do Curso de Fisioterapia da URI, promovida entre os dias 03 a 07 de outubro. O evento teve como objetivo integrar discentes, docentes e diplomados, em torno de temáticas específicas e emergentes da formação profissional, além de promover o conhecimento técnico científico, social e cultural.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Luís Stankiewicz; da Coordenadora do Curso, Janesca Mansur Guedes; da Coordenadora do XII Integrafisio, Karine Angélica Malysz; e a aluna Mylene Zotti, representante da turma 2019, responsável pela organização do evento.

A programação também contou com um emocionante momento cultural, com a participação de pacientes da área da pediatria, da Clínica Escola de Fisioterapia e, na sequência, uma homenagem às primeiras fisioterapeutas da cidade de Erechim, referenciando ao dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro.

A primeira noite contou, ainda, com a presença da conferencista Cristiane Cantelle Nonemacher, que falou sobre a “Fisioterapia das Emoções”. Para ela, “foi emocionante poder participar do XII Integrafisio. Rever colegas queridos e retornar a uma instituição que fez parte da minha vida por muitos anos foi uma imensa alegria. Sem contar a alegria em contribuir para a cientificidade da fisioterapia. Parabéns a todos os alunos e organizadores desse belo evento, pois me senti honrada em poder fazer parte desse momento tão especial”.

Na terça-feira, 04, aconteceram cinco minicursos: Fisioterapia aplicada nas Cefaléias, ministrado por Rodrigo Arenhart; Mobilização Neural, ministrado por Nagila Algarve; Auriculoterapia, ministrado por Keli Barbieri; Fisioterapia em Terapia Intensiva, ministrado por Diogo Tapia; e a Atuação da Fisioterapia na Habilitação do Paciente Pediátrico, ministrado por Camile Madalozzo.
Na quarta-feira, 05, aconteceram mais cinco minicursos: Tratamento Osteopático para as fáscias viscerais; Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva; Drenagem Linfática Manual; Internação Domiciliar; Fisioterapia Respiratória e suas tecnologias; e Fisioterapia Pélvica nas disfunções sexuais masculinas e femininas, ministrados, respectivamente, pelos fisioterapeutas Raquel Pressotto, Márcia Bairros, Miriam Trevisan, Tainá Pesente e Ana Paula Hubner.

Na quinta-feira, 06, aconteceram mais cinco minicursos: Fisioterapia na disfunção temporomandibular; Fisioterapia respiratória em pacientes neurológicos; Introdução a podoposturologia; Liberação Miofascial e Atuação fisioterapêutica no processo de protetização e ortetização, ministrados pelos seguintes profissionais: Júlia Bertotti e Matheus Serraglio Menegotto; Indianara Perondi, Juliana Piva e Patrícia Guzzo; Mariana Gnoatto; Jonas Magnabosco; Rafael Amaro Lorenzzon, respectivamente.

Na sexta-feira, 07, aconteceu o jantar de encerramento, com mais de cem participantes. O evento teve lugar no 211 – Calgarotto, com premiação dos melhores trabalhos científicos e comemoração da semana.

Para a professora Karine, coordenadora do Evento, “é motivo de orgulho poder reunir profissionais qualificados e oportunizar aos alunos experiências teóricas e práticas em diferentes áreas da fisioterapia com o objetivo de aprimoramento profissional”.