Estrangeiros realizam prova de proficiência em Língua Portuguesa | | URI Câmpus de Erechim

Estrangeiros realizam prova de proficiência em Língua Portuguesa

19/10/2022 - 317 exibições

Profissionais estrangeiros que atuam no Brasil realizaram na terça-feira, 18, na URI Erechim, a prova de certificação de proficiência em Língua Portuguesa, uma exigência do governo brasileiro para que possam continuar desenvolvendo suas atividades normais no Brasil.

Os 31 candidatos realizaram a prova escrita e oral, aplicadas pelos professores pelos professores Honorino De Marchi, Helena Confortin, Lucila Campesato, Tatiana Fossato e Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, coordenadora do posto do Celpe-Bras da Universidade, credenciada junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Participaram da prova profissionais oriundos da Venezuela, Cuba, Haiti, Peru, Togo, Rússia, França, Quênia, Gana, Bolívia, Inglaterra e Colômbia, e que atuam nas mais diversas profissões em vários estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), é o único certificado de proficiência em português reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de estrangeiros que pretendem trabalhar no país.