Medicina promove Seminário de Qualificação dos Projetos de Conclusão de Curso | | URI Câmpus de Erechim

Medicina promove Seminário de Qualificação dos Projetos de Conclusão de Curso

21/10/2022 - 289 exibições

Teve início na noite de quarta-feira, 19, o Seminário de Qualificação dos Projetos de Conclusão de Curso dos estudantes que estão no 6º semestre do Curso de Medicina. As apresentações estão acontecendo no Anfiteatro da Universidade e tem como objetivo socializar os temas de estudo, fortalecendo a tríade universitária, por meio do ensino, pesquisa e extensão.
Com isso, o Curso quer incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas na área da saúde, necessárias para a formação do médico, por meio de trabalhos oriundos de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que fazem parte da disciplina de pesquisa científica, ministrada pelo professor Carlos Antônio da Silva, que vem coordenando também todas as apresentações.
Os dois primeiros trabalhos foram apresentados pelas alunas Laura dos Santos Silveira e Nicole Gasparetto, que tiveram como orientador o professor e coordenador do Curso, Sergio Bigolin. A banca avaliadora teve a presença das professoras Elisabete Maria Zanin e Miriam Wilk Wisniewski, além do professor orientador.
Serão apresentados 56 trabalhos até o dia 10 de dezembro. Desde 2020, quando começaram as apresentações das pesquisas, somando a deste ano, serão 160 projetos desenvolvidos pelos alunos, o que dá uma dimensão da importância desta iniciativa na formação acadêmica, que é completa e que fará a diferença durante a vida profissional dos futuros médicos.
A qualificação faz parte do processo de elaboração e execução de pesquisa no curso que deve ser concluído até final do décimo semestre, quando os acadêmicos submetem à avaliação da banca examinadora, a produção de artigo científico. Além da pesquisa, os projetos estão voltados a atender a extensão do curso dando retorno à comunidade sobre as temáticas contempladas pela demanda regional.
Conforme o Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo, que prestigiou a abertura dos trabalhos, “esta etapa faz parte da formação completa que o curso oferece”. Além disso, informou que a Universidade está implantando um Hub da Saúde, na sala 3.13, que foi apresentado às instituições locais também na quarta-feira à tarde, poucas horas antes do início das apresentações dos trabalhos de qualificação do curso de Medicina. Casualmente, no Dia da Inovação e um dia depois das comemorações do Dia do Médico.
O Coordenador do Curso, Sergio Bigolin, salientou que esta etapa faz parte da construção da história acadêmica de cada um que busca a sua formação na Faculdade de Medicina.”É um momento realmente enriquecedor”, frisou Bigolin.