Curso de Nutrição realiza atividades para Prevenção do Câncer de Mama | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Nutrição realiza atividades para Prevenção do Câncer de Mama

21/10/2022 - 466 exibições

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde (Brasil, 2022), o câncer de mama está entre a neoplasia mais incidente, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, e de maior mortalidade em mulheres. Também acomete homens, porém, a incidência nesse grupo representa cerca de 1% do total de casos da doença.

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas (presentes no meio ambiente), incluindo alimentação, e podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Dentro deste contexto, no mês Outubro Rosa, em que são realizadas ações para prevenção do câncer de mama, as acadêmicas do 8ª semestre do Curso de Nutrição da URI (Turma 2019), realizaram atividades para a prevenção da doença.

No Centro Acadêmico de Práticas em Saúde da URI Erechim, onde são realizados atendimentos interdisciplinares, as acadêmicas Julia Beltrame Tomazoni, Karrubla Licodiedoff, Mara Lucia Gasparin, Rafaela Munarini Colla, orientadas pela professora Vivian Zanardo, Gabriela Zemolin e Janine Martinazzo, no Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, realizaram Orientação de Educação Alimentar e Nutricional aos pacientes, na sala de espera de atendimentos.

Já no Estágio Supervisionado em Planejamento e Organização em Serviços de Nutrição, a acadêmica Aline Moterle, supervisionada pela Professora Cilda Piccoli, realizou as atividades no restaurante da empresa Triel (Express) com os comensais. Estas orientações incluem realizar escolhas inteligentes relacionadas a alimentação, como ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e evitar os alimentos ultraprocessados (prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, enlatados, embutidos, entre outros). Além disso, manter o peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas.