Administração e Ciências Contábeis realizam viagem de estudos a Curitiba | | URI Câmpus de Erechim

Administração e Ciências Contábeis realizam viagem de estudos a Curitiba

21/10/2022 - 384 exibições

Acadêmicos dos Cursos de Administração e de Ciências Contábeis da URI realizaram, entre os dias 13 e 15 de outubro, uma viagem de estudos a Curitiba, que foi acompanhada pelo Professor Leandro Márcio Langoski.

A primeira empresa visitada, no dia 13, foi a CNH - Case New Holland, empresa líder no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, uma ampla gama de produtos e presença mundial. A empresa está localizada na Cidade Industrial de Curitiba e é a sede da gestão de toda a América Latina. Entre os itens produzidos pela CNH estão os tratores e colheitadeiras das marcas Case e New Holland.

No mesmo dia, o grupo também esteve na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), onde são produzidas peças e equipamentos como chapas retangulares, blanks retangulares, rolas e bobinas. É uma empresa com um grande parque fabril no setor metal mecânico.

Na sexta-feira, 14, as visitas se concentraram no Terminal de Cargas Aéreas da INFRAERO (Aeroporto Internacional Afonso Pena). Neste, os alunos conheceram os pavilhões de importação e exportação e puderam ver na prática como entram e saem as mercadorias do país. Também estiveram no terminal de embarque e desembarque internacional, onde tiveram uma explicação sobre os procedimentos que a Receita Federal emprega na entrada e saída de pessoas do país.

No turno da tarde o grupo se dirigiu ao Porto de Paranaguá onde conheceu a estrutura do local e como ocorre a carga e descarga dos navios. Paranaguá é o segundo Porto em movimentação de cargas no Brasil.

No último dia da viagem, o grupo conheceu os principais pontos turísticos da capital paranaense, entre eles, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame, o Parque Tanguá e a Torre da Telepar, que possui mais de 100 metros de altura.

As viagens de estudo proporcionam novas experiências aos acadêmicos, de forma que possam conciliar os conhecimentos teóricos e práticos, fundamentais para uma formação profissional de qualidade.

Na percepção dos alunos, viajar e conhecer empresas que atuam em diversos ramos do mercado é essencial para a formação, possibilitando a expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática do dia a dia empresarial. Os alunos ainda ponderam que é relevante esse contato com organizações que atuam com alta tecnologia e forte tendência no mercado, pois desperta a curiosidade, criatividade e interesse por possíveis futuras profissões.