Alunos de Engenharias e Eletromecânica realizam viagem de estudos a Caxias do Sul | | URI Câmpus de Erechim

25/10/2022 - 407 exibições

Acadêmicos dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Curso Técnico em Eletromecânica da URI Erechim, realizaram na quinta-feira, 20, uma viagem de estudos à feira MERCOPAR e à empresa ARWI, em Caxias do Sul. O grupo foi acompanhado pelos professores Oséias Esmelindro, Jessie Bruhn e Cássio Baratieri.

Inicialmente foi visitada a empresa ARWI, líder mundial de ferramentas de corte para indústria de usinagem, com uma ampla gama de produtos para operações de torneamento, fresamento, mandrilamento, furação e furação profunda. O grupo foi recepcionado pelo Diretor Wilson D’Agostini e pelo Gerente de Negócios, Engenheiro de Produção, Marcelo D’Agostini, que apresentaram a empresa, onde foi observado um dos pilares da indústria 4.0, que é a aquisição de dados em tempo real.

Na sequência, professores e alunos visitaram a empresa WMTOOLS, pertencente ao mesmo grupo, visualizando mais um dos pilares da indústria 4.0 no seu processo produtivo que utiliza robôs autônomos, gerando competitividade e redução de custos, além de aumento considerável na produtividade.

Por fim, a visita se concentrou na feira MERCOPAR, maior feira de inovação e negócios da América Latina, sendo um espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia.

A MERCOPAR tem 30 anos de tradição na missão de aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando organizações de grande, médio e pequeno porte. Na 31ª edição, os acadêmicos visitaram o salão de negócios, salão de inovação, espaço de inspiração e espaço futuro, onde se observou diversas empresas e seus produtos, com ênfase no setor de startups que, em grande parte, são capitaneadas por acadêmicos, gerando motivação e inspiração para o crescimento profissional.

As viagens de estudos proporcionam novas experiências aos acadêmicos com o objetivo de conciliar os conhecimentos teóricos e práticos, fundamentais para uma formação profissional de qualidade, por proporcionar contato com organizações que atuam com alta tecnologia e forte tendência no mercado.