Livro da EDIFAPES mostra estratégias motivadoras no atual contexto educacional formal | | URI Câmpus de Erechim

07/11/2022 - 678 exibições

“Contextualização e Aprendizagem Significativa: proposição de estratégias didático-pedagógicas”. Esta é a nova obra que está sendo lançada pela Edifapes da URI, de autoria dos professores Idanir Ecco, coordenador do Curso de Pedagogia, e Geisa Heidy Gelhardt, diplomada em Pedagogia pela URI e que atua na rede estadual de ensino em Erechim.

Segundo Idanir Ecco, autor de outras obras também na área educacional, “esta é mais uma obra que compartilho em que construo respostas para a indagação que me acompanha desde os primeiros anos da docência: como no processo ensino-aprendizagem escolar desenvolver fazeres didático-pedagógicos significativos, colaborativos, que entusiasme, que estimule, haja vista a constatação de desmotivação, de indisciplina, de práticas fragmentadas e descontextualizadas? Considerando as diversas metodologias presentes no cenário da educação atual, destacamos, nesta obra, algumas que consideramos ter relação e comprometimento com uma educação contextualizada e significativa, que possa estimular o protagonismo e ampliar a aprendizagem dos jovens estudantes em sala de aula”, destaca o autor.

A professora Geisa Heidy Gelhardt destaca: “É uma imensa satisfação estarmos publicando esta obra, que é dedicada aos nossos colegas de profissão: professores e futuros professores. O livro tem como objetivo despertar nos leitores uma análise reflexiva sobre suas práticas e metodologias utilizadas em sala de aula, buscando superar o modelo tradicional de educação pautado na descontextualização, na memorização e na repetição. Em favor de um ensino significativo e contextualizado, ou seja, que tenha relação com o meio no qual os discentes estão inseridos e que contemple os seus saberes prévios. Resgatar e/ou despertar em nossos estudantes o gosto pelo aprendizado, apresenta-se como um grande desafio de nossa profissão. Dessa forma, no livro, são propostas 12 estratégias didático-metodológicas. São metodologias ativas, que colocam os estudantes no centro do processo de aprendizado, como protagonistas e vivenciam uma aprendizagem efetiva e prazerosa, pois no exercício destas metodologias, há a possibilidade de aplicação dos conteúdos na vida real, possibilitando contextualizá-los dando sentido ao que se aprende, proporcionando espaço para o diálogo, para os questionamentos e para o desenvolvimento da capacidade crítica de nossos estudantes.”

A apresentação da obra é feita pela professora Franciele F. Marques, Doutora em Educação. Diz ela: “A aprendizagem significativa é proposta pelos autores como uma abordagem que se difere do ensino mecanizado e conteudista, sem relação com o meio. Afirmam que a contextualização do ensino é elemento motivacional para os estudantes e uma boa oportunidade para a ressignificação da docência, trazendo elementos incentivadores da análise crítica e criativa dos envolvidos, colocando estudantes e professores como protagonistas no processo de ensinar e de aprender. Uma obra que desperta, que instiga, que possibilita um novo entendimento para a ação reflexiva educacional e que desacomoda professores e estudantes.”

A obra está disponível, para consulta, na Biblioteca da URI Erechim. Os interessados podem adquiri-la com os autores.