Alunos de Psicologia realizam viagem de estudos a Porto Alegre | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Psicologia realizam viagem de estudos a Porto Alegre

11/11/2022 - 411 exibições

Um grupo de alunos do Curso de Psicologia da URI, acompanhados pela professora Mariana A. Mari, realizaram, na segunda-feira, 7, uma viagem com o objetivo de conhecer outras realidades relacionadas à saúde mental e atuação do psicólogo em outros contextos.

O destino foi Porto Alegre e a visita iniciou pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), que foi a primeira instituição psiquiátrica do Estado do Rio Grande do Sul, inaugurada em 29 de junho de 1884. O hospital que, em sua história, já chegou a abrigar 5 mil pacientes ao mesmo tempo, hoje é uma grande oportunidade para estudantes da área da saúde poderem ver de perto aspectos importantes a respeito da história da loucura e do tratamento em saúde mental.

Desde 2001, com a sanção da Lei da Reforma Psiquiátrica, muitas estratégias e esforços têm sido colocados em ação para que os usuários do Hospital Psiquiátrico São Pedro pudessem ser redirecionados a outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como, serem inseridos em suas famílias e comunidades.

Atualmente, o São Pedro conta com apenas 16 pacientes que ainda vivem abrigados na instituição, alguns deles que residem lá há mais de 50 anos e que estão sendo preparados para serem acolhidos por residenciais terapêuticos, cumprindo com a meta de desinstitucionalizar esses sujeitos e inseri-los na sociedade.

Outras unidades de tratamento para pacientes agudos ainda estão em funcionamento, como é o caso da Mário Martins, Feminina e Masculina, que atende pessoas encaminhadas por mais de 88 municípios do estado para tratamento de doenças psiquiátricas e mentais.

Na oportunidade da visita, os alunos e a professora foram recebidos pela equipe do Memorial Psiquiátrico São Pedro para conhecer de perto a história de 148 anos de atuação da instituição, que se constitui numa viagem na história da saúde mental mundial e brasileira.

Também tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim Terapêutico e a Oficina de Criatividade que é um local onde os pacientes são acolhidos e podem expressar suas dores, angústias e histórias através da arte. A oficina de Criatividade conta um acervo com mais de 2 mil obras produzidas por pacientes que passaram ao longo desses anos pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro.

A segunda visita do dia foi no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, instituição que é referência para todo o estado no tratamento de cardiopatias. A turma foi recepcionada pela Equipe do Serviço de Psicologia e pelos residentes de Psicologia. Os alunos ouviram uma apresentação sobre o trabalho do psicólogo hospitalar, as características e atendimentos oferecidos na Instituição e a possibilidade de formação a partir da Residência Multiprofissional Integrada.