Escola Básica

Escola lança nova edição de livro de poesias | | URI Câmpus de Erechim

Escola lança nova edição de livro de poesias

15/11/2022 - 510 exibições

A Escola de Educação Básica da URI realizou na quarta-feira, 9, às 20h, no Salão de Atos, o lançamento da XIX edição do livro de poesias CRIANDO.

Após dois anos de pandemia, o projeto voltou a ocorrer, de forma presencial, envolvendo alunos dos 9º anos do ensino fundamental e os do ensino médio. Foram cerca de 250 trabalhos poéticos, muitos deles acompanhados por ilustrações de alta qualidade. Neste ano, uma parte do livro foi destinada a ex-alunos os quais foram convidados a participarem por deixarem o seu registro, mesmo longe da escola.

As apresentações ficaram a cargo dos alunos dos 2º anos do Ensino Médio e contaram também com dança, música, declamação, dramatização, decoração personalizada homenageando o Centenário da Semana da Arte Moderna. O objetivo foi ratificar a importância do legado de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Adoniran Barbosa, Menotti Del Picchia, entre outros. As capas do livro foram criadas pelas alunas Laura Antônia Basso, do 9º ano, e a do ensino médio, por Vitória Luiza Carvalho de Freitas.

O lançamento se constituiu num momento único em que as famílias puderam apreciar um pouco da arte, dos talentos, por vezes desconhecidos. Aos alunos coube o planejamento, a organização, a criatividade, a proatividade, a elaboração do roteiro e a execução do evento. A orientação e supervisão foram das professoras Viviane Forcellini Domingues, Letícia Teixeira Silva e Dunke e Lenita Ransolin Brugnerotto.