Aberto III Fórum Integrado de Tecnologia | | URI Câmpus de Erechim

Aberto III Fórum Integrado de Tecnologia

17/11/2022 - 335 exibições

Teve início na noite de quarta-feira, 16, no Salão de Atos, o III Fórum Integrado de Tecnologia da URI que tem como temática “Sociedade Inteligante”. As atividades foram transmitidas também para os câmpus de Santo Ângelo e Frederico Westphalen, que também participam do evento.
A abertura do Fórum contou com a presença de várias lideranças acadêmicas e representantes das entidades representativas do setor: Reitor da URI, Arnaldo Nogaro; Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Luís Stankiewicz; Coordenador da área de Engenharias e Ciência da Computação, Cristiano Vitorino da Silva; Diretores do Sindicato dos Engenheiros do RS, José Luiz Bortoli de Azambuja e Dulphe Pinheiro Machado Neto; Representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA), Glênio Rigoni; e os coordenadores do Fórum, Cássio Luciano Baratieri, Cristina Vitorino da Silva e Jessie Carvalho Bhrun.
Falando em nome da coordenação do evento, a professora Cristina Vitorino da Silva salientou a importância da retomada presencial do Fórum após as duas primeiras edições terem sido realizadas de forma virtual em função da pandemia. “Este fórum tem por característica apresentar novas tecnologias, incluindo a robótica social, inteligência artificial e ambiental, avanços nas interfaces de conexões sociais e tecnologias da informação e comunicação, em várias áreas que impactam na qualidade de vida das pessoas, como saúde, mobilidade urbana, agricultura, energia e meio ambiente. O objetivo é criar uma sociedade centrada no ser humano, na qual o desenvolvimento econômico e a solução dos desafios enfrentados pelo mundo moderno sejam alcançados, trazendo benefícios para a população como um todo”, destacou.
O Reitor Arnaldo Nogaro, ao destacar a união da Universidade na realização do Fórum, frisou que “a tecnologia veio para facilitar a vida da população, mas não podemos esquecer que por trás de toda tecnologia está o ser humano e esse aspecto não deve ser esquecido”, lembrou.

A palestra de abertura do Fórum contou com a presença do Diretor Executivo da Zeit, Renan Buque Pardinho, que falou sobre a arte de empreender, partindo da universidade para o negócio. O conferencista destacou, entre outros aspectos, citou sua trajetória pessoal e profissional e a transformação de ideias em negócios, o grande desafio do momento. Lembrou da importância da formação profissional e do trabalho em equipe na conquista de novos mercados, sem esquecer que devemos sempre dialogar com pessoas que pensam diferente do que a gente, especialmente quando se trata de encontrar soluções através da tecnologia.

A programação do III Fórum Integrado de Tecnologia da Universidade, promovido pelo Departamento das Engenharias e Ciência da Computação, prossegue até sexta-feira, 18.