URI, IFRS e UFFS celebram parceria pela inovação | | URI Câmpus de Erechim

URI, IFRS e UFFS celebram parceria pela inovação

18/11/2022 - 418 exibições

Diretores da URI, IFRS e UFFS celebraram na terça-feira, 15, no Salão da Inovação da FRINAPE, Palco do Sebrae X, a parceria para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação Regional em Saúde Púbico e Bem-Estar Social, na região Produção e Norte do Rio Grande do Sul. O ato contou com a presença do Diretor Acadêmico da URI Erechim, Adilson Luís Stankiewicz, o Diretor do Instituto Federal (IFFS), Eduardo Angonesi Predebon, e o Diretor da Universidade Federal Fronteira Sul, Luis Fernando da Silva. O evento foi organizado pelas Professoras Alessandra da Veiga, Geciane Backes e Jessie Bruhn, da URI Erechim.

O objetivo da criação desse Ecossistema é promover ações e projetos estratégicos para captação e desenvolvimento de talentos com foco em inovação e empreendedorismo, por meio da conexão entre os atores da quádrupla hélice para o fortalecimento do ecossistema regional de inovação em saúde pública e bem-estar social da região produção e norte do estado.

Ecossistema de Inovação para a Região Norte do Alto Uruguai envolve instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, empresas, cooperativas, hospitais, sociedade civil organizada, poder público, ou seja, todos que formam a Quádrupla Hélice desse ecossistema. Algumas das iniciativas do ecossistema surgiram por meio de editais com foco específico em Inovação e tecnologia e que, para a elaboração desses projetos contamos com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 200 profissionais qualificados em suas respectivas áreas de atuação.

Estas iniciativas vêm como resposta a demandas e dores reais, o que tornam estas pesquisas e ações relevantes para o mercado e para a sociedade. Como no caso do desenvolvimento de alimentos específicos para o bem-estar e melhora da qualidade de vida, prevenindo, inclusive, doenças.

Na ocasião, a Professora Geciane Backes apresentou os produtos que já estão patenteados e, em parceria com grandes empresas, serão comercializados em breve, chegando desta forma a quem mais precisa. Os diretores afirmaram que parcerias como esta são um diferencial para a região e que vislumbram como uma oportunidade para expandir a atuação das Instituições de Ensino no tripé Educação, Pesquisa e Extensão, levando mais valor à sociedade como um todo – que é o propósito maior da URI, IFRS e UFFS, por se caracterizarem como instituições públicas e comunitária (sem fins lucrativos).

Cabe destacar que o desenvolvimento desses projetos de forma colaborativa leva à captação e retenção de talentos, o estabelecimento de novos negócios, e novas redes de negócios, bem como fortalece o desenvolvimento tecnológico e econômico regional.