Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica | | URI Câmpus de Erechim

Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica

22/11/2022 - 453 exibições

Alunos do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado (Turma 2019) da URI realizaram, no dia 19 de novembro, uma visita técnica ao Centro de Atividades Socioambientais e Patrimoniais (CASAP) da Usina Hidrelétrica Passo Fundo, localizada no município de Entre Rios do Sul. A visita teve como objetivo realizar uma abordagem prática dos conteúdos de Restauração Florestal que estão sendo trabalhados na disciplina de Botânica Aplicada, ministrada pela Professora Tanise Sausen.

As atividades foram acompanhadas pelos Biólogos, diplomados pela URI Erechim, Beatriz Binotto, responsável pelo Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Passo Fundo – Engie Brasil Energia, e Gabriel Wiater.

Os alunos conheceram os programas ambientais da Engie Brasil, mais especificamente as atividades de restauração realizadas em 71 ilhas localizadas na Barragem do Rio Passo Fundo. As atividades de restauração envolvem a produção de mudas de espécies florestais nativas da região no viveiro localizado no CASAP. Eles também conheceram todo o processo de produção de mudas e acompanharam o monitoramento de uma área com plantio de Pinus que está em processo de restauração.

A realização de aulas práticas, com trabalhos de campo e visitas técnicas, é uma característica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade e permite a integração entre as aulas teóricas com atividades inerentes ao profissional biólogo.

De acordo com a Professora Tanise, a atividade foi extremamente positiva, pois permitiu aos alunos o monitoramento e aplicação de técnicas de restauração florestal, tema extremamente importante, sobretudo na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.