Enfermagem alerta estudantes sobre os perigos do uso de cigarros eletrônicos e narguilé | | URI Câmpus de Erechim

05/12/2022 - 327 exibições

O Curso de Enfermagem da URI realizou uma intervenção educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas. O tema abordado pelos acadêmicos foi sobre a adolescência com ênfase no uso de narguilé, cigarros eletrônicos, vapes e pods e as consequências que o uso destes dispositivos podem causar no futuro.

A ação, orientada pela professora Cibele Manfredini, foi desenvolvida pelos alunos da turma 2022, Júlia Sfatoski, Kayke Bittarello e Larissa Kammler, com o auxílio das bolsistas Bianca Smaniotto e Eduarda Bandiera.

Atualmente, o uso desses dispositivos está cada vez mais em alta, devido à falta de informação, pois acredita-se que eles são menos prejudiciais que um cigarro comum, o que é totalmente equivocado.

A intervenção ocorreu de uma forma interativa, quando os acadêmicos conseguiram apresentar o tema e sanar as dúvidas dos estudantes. O público era formado por adolescentes com idades de 12 a 13 anos, onde é a partir dessa idade que se inicia a puberdade, os gostos e a forma que os adolescentes veem o mundo passa ser de uma forma totalmente diferente. Além disso, a influência dos amigos também pode acarretar de maneira que o adolescente passe a experimentar coisas novas e em piores situações a predominância de um vício que resultará em sérias consequências.

Também foi realizada uma dinâmica com os alunos que tiveram que projetar como querem estar daqui a 10 anos, sempre com as orientações e ajudas dos acadêmicos.

Um estudo realizado em 2017 pelo INCA apontou que pessoas com vício nesses dispositivos tendem a desenvolver câncer de boca, pulmão, bexiga e doenças respiratórias com mais facilidade do que pessoas com uma vida saudável ou sem vício.