Curso de Farmácia promove visita técnica | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Farmácia promove visita técnica

06/12/2022 - 280 exibições

Acadêmicos do Curso de Farmácia da URI (turma 2020), realizaram, no dia 29 de novembro, uma visita técnica na Cervejaria Ágape, em Barão de Cotegipe, que foi acompanhada pela professora Juliana Roman, como atividade da Disciplina de Tecnologia Farmacêutica.

A Cervejaria Ágape é uma empresa familiar, que conta com infraestrutura completa, abrangendo todas as etapas de produção de cervejas, e profissionais qualificados, que receberam os alunos, transmitindo um vasto conhecimento a respeito de todos os processos fermentativos.

A empresa conta com um portfólio diversificado de produtos incluindo a primeira cerveja fabricada com matéria-prima 100% regional, cervejas que seguem características de diferentes escolas cervejeiras, bem como aquelas preparadas com frutas, hibisco e até mesmo hidromel, uma bebida milenar.

A visita teve início com uma apresentação sobre a história e as origens da fermentação, sua importância na história e cultura da humanidade, as matérias-primas utilizadas na fabricação da bebida, os processos fermentativos e sobre a estrutura da empresa, realizada pelo proprietário, Valmor Bandiera. Em seguida, os alunos conheceram todo o processo produtivo, desde a moagem do malte até o envase dos produtos, com posterior degustação de cervejas de diferentes características sensoriais.

A visita teve como objetivo ampliar o conhecimento na área de fermentações, equipamentos utilizados, condução do processo de fermentação e técnicas de contagem de microrganismos fermentativos, associando as informações teóricas com as técnicas e procedimentos observados na prática.

Segundo os alunos que participaram da visita, a experiência foi muito positiva, agregou novos conhecimentos, além de vivenciar aspectos teóricos vistos em sala de aula.

Através de visitas como esta, o Curso de Farmácia vem aproximando os alunos da realidade encontrada em empresas relacionadas ao ramo farmacêutico a fim de aprimorar a formação acadêmica.