Agronomia realiza visita técnica ao IRGA | | URI Câmpus de Erechim

Agronomia realiza visita técnica ao IRGA

07/12/2022 - 352 exibições

Acadêmicos do Curso de Agronomia da URI realizaram, no dia 18 de novembro, uma viagem técnica ao IRGA - Instituto Riograndense do Arroz, em Cachoeirinha. A iniciativa fez parte da disciplina de Culturas Agrícolas II, ministrada pela professora Maristela Fiess Camillo. A viagem foi uma excelente oportunidade para conhecer na prática a orizicultura gaúcha, desde a pesquisa realizada com diferentes épocas de semeadura da cultura do arroz, diferentes manejos nutricionais e testes de novas cultivares.

O IRGA realiza também pesquisas com cultivares de soja e diferentes manejos para serem disponibilizados para produtores de arroz como uma cultura alternativa de rotação de culturas em áreas de arroz irrigado. O grupo foi recebido pela equipe técnica do órgão que repassou informações relevantes e explicações sobre a cultura do arroz no estado do Rio Grande do Sul.

Os alunos também estiveram na Fazenda Roseira, em Eldorado do Sul, onde acompanharam a irrigação da cultura, o grave problema com plantas daninhas em destaque o arroz vermelho, o desafio de implantar áreas com a cultura da soja em sucessão com a cultura do arroz, a sistematização de uma lavoura de arroz irrigado e demais manejos que essa cultura demanda.

Segundo a professora Maristela, a viagem foi muito importante, pois proporcionou informações que vêm enriquecer o conhecimento dos acadêmicos tanto do ponto de vista técnico quanto cultural. "Os alunos, além de adquirirem conhecimentos técnicos sobre a cultura do arroz, também conheceram uma realidade de propriedade rural totalmente diferente da realidade das propriedades dos municípios do Alto Uruguai agregando, assim, conhecimento técnico e cultural aos acadêmicos", afirma a professora.