Educação Física promove ações junto à comunidade | | URI Câmpus de Erechim

Educação Física promove ações junto à comunidade

08/12/2022 - 303 exibições

O Curso de Educação Física da URI promoveu, no segundo semestre deste ano, diversas iniciativas junto à comunidade em prol da saúde. Alunos da turma 2021, desenvolveram diferentes atividades dentro da disciplina de Oficina de Experiência Profissional III-Saúde, ministrada pela professora Alessandra Dalla Rosa Da Veiga.

Entre as ações, destaque para a visita técnica ao setor de Medicina Preventiva da UNIMED Erechim, que possibilitou aos acadêmicos conhecer sobre as atividades que são realizadas pelos profissionais de Educação Física, bem como acompanhar a aula que estava sendo ministrada. O professor Lucas Caovilla explanou sobre todos os projetos que são desenvolvidos ali, o funcionamento da Medicina Preventiva e a atuação em equipe multiprofissional.

Como o foco dessa disciplina é oportunizar vivências e experiências relacionadas à saúde, os acadêmicos organizaram a I Caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul, em parceria com o curso de Nutrição. O objetivo foi o de estimular a prática de atividade física e alimentação saudável na prevenção dos diferentes tipos de câncer. Essa ação foi aberta para toda a comunidade, com um percurso ao ar livre, tendo ainda uma visita a uma cachoeira.

Os acadêmicos realizaram também uma visita técnica a UBS São Cristóvão, onde a Enfermeira responsável acompanhou o grupo e mostrou toda a estrutura, os espaços para atendimento, como também a Academia da Saúde que a UBS dispõe, com suas atividades físicas visando a melhoria do quadro de saúde de seus frequentadores, destacando a importância do profissional de Educação Física inserido no atendimento à atenção primária da saúde. Os acadêmicos puderam acompanhar o dia em uma UBS, bem como o seu funcionamento desde a chegada do paciente até ao atendimento médico.

E para finalizar as ações relacionadas à saúde, os acadêmicos se disponibilizaram a fazer a doação de sangue e conhecer o funcionamento do Banco de Sangue de Erechim, espaço que foi aberto ao grupo pelo seu presidente, Alexandre Lírio. Os estudantes e professores tiveram o acompanhamento e atenção dos funcionários do Banco de Sangue e que atuam no desenvolvimento da saúde, além dos cuidados e a excelência com que fazem todos os procedimentos.

Ao finalizar essa disciplina, os acadêmicos destacaram a importância dessas vivências diferenciadas na área da saúde, conhecer os diferentes espaços que futuramente eles estarão inseridos é de extrema relevância para a formação acadêmica. Para a professora Alessandra, essa disciplina possibilita aos acadêmicos um contato maior com a saúde coletiva, com ações voltadas para a prevenção, promoção e reabilitação da saúde nos mais diversos ambientes, fortalecendo o ensino, a extensão e a pesquisa no curso.