Edifapes lança livro na área da matemática | | URI Câmpus de Erechim

Edifapes lança livro na área da matemática

13/12/2022 - 368 exibições

“Experiências de modelagem no ensino de matemática”. Esta é a nova obra que está sendo lançada pela Edifapes, organizada em conjunto pelos professores Clemerson Alberi Pedroso, da URI Erechim, e Pedro Augusto Pereira Borges, da UFFS Chapecó.

Conforme os organizadores, “A obra é uma iniciativa de professores e professoras que conviveram no ambiente

dos cursos de Licenciatura de Matemática e/ou do Mestrado em Matemática da UNIJUÍ, onde iniciaram a prática da modelagem que empregam efetivamente em sua atuação nas Universidades (UFFS/Chapecó, URI Erechim, UNIPAMPA/Itaqui) e Institutos de Educação do Sul do Brasil (IFRS/Bento Gonçalves, IFRS/Ibirubá,

IFSC/Chapecó). É também um depoimento, uma amostra, ainda que pequena, da indagação: “Como, quem e onde se utiliza modelagem no ensino de Matemática?”.

Os capítulos são relatos de experiências desenvolvidas independentemente entre si, geradas antes mesmo da decisão de publicá-las em livro, resultado da prática natural de ensinar com modelagem, não como uma obrigação, exigência de política educacional ou orientação específica de algum projeto pedagógico

institucional, mas como um jeito nosso de ensinar.”

A EdiFAPES, Livraria e Editora da FAPES (Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior), é mantida pela URI Erechim. Nasceu em 2001 com o compromisso de produzir obras de qualidade

e que, de alguma forma, representam os caminhos da pesquisa e das letras, sobretudo, no meio acadêmico. Tem como principais produções as que se voltam ao ensino, à pesquisa e à extensão, não esquecendo, também, de incentivar novos talentos nas mais diversas modalidades e gêneros textuais.

Para tanto, mantém diversas séries: Cadernos Temáticos, Debates, Didáticos, Literatura - Autores de Erechim, Livros Técnicos,

Pensamento Acadêmico, Pesquisas Regionais, Séries Infantis e Trabalhos Acadêmicos (TCCs) na forma de E-book.

Na área da pesquisa, a Edifapes publica a Revista Perspectiva, um espaço para divulgação de ciência, tecnologia e inovações pedagógicas. Iniciada em setembro de 1975, com periodicidade trimestral, está organizada nas seguintes temáticas: Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias; Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias; Linguística Letras e Artes; e Ciências Humanas. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação da região, do estado, do país e, também, do exterior. Os manuscritos propostos à publicação são submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista Perspectiva e, quando aceitos, publicados.

Interessados em publicar podem obter maiores informações pelo e-mail: edifapes@uricer.edu.br. As obras podem ser acessadas no seguinte endereço: https://www.uricer.edu.br.