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Odontologia e Prefeitura ampliam parceria para reduzir filas de espera | | URI Câmpus de Erechim

Odontologia e Prefeitura ampliam parceria para reduzir filas de espera

16/12/2022 - 340 exibições
   

A endodontia, uma das quatro áreas prestadas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da URI, vem apresentando uma grande demanda de pacientes, gerando filas de espera que se estendem por meses. A pandemia, que impediu o atendimento durante vários meses, contribuiu para o agravamento da situação.

Por esta razão, a URI Erechim, por meio do Curso de Odontologia, e a Secretaria Municipal da Saúde, estreitaram a parceria já existente para colocar fim a esse problema, considerado de grande complexidade por causa dos tratamentos.

A partir de agora, no entanto, o desejo de ambas as partes é de que essa situação seja sensivelmente melhorada. Para reduzir as filas e melhorar o processo de tratamento, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, o CEO está dobrando as horas do especialista contratado para Endodontia, pretendendo, assim, em poucos meses, normalizar o atendimento, reduzindo filas e agilizando os agendamentos.

Importante que se diga que o Centro de Especialidades Odontológicas conta com uma excelente estrutura, com dois consultórios específicos para esse fim, um Centro Cirúrgico, estrutura de exames de imagem, equipamentos de última geração, assim como toda a estrutura das práticas do Curso de Odontologia, diz Marcelo Luís Pillotto, Assessor Administrativo do CEO.

O Centro de Especialidades Odontológicas, disse, ainda, o professor Marcelo, existe por causa do convênio entre o município de Erechim, a URI, que executa o serviço, por meio do Programa “Brasil Sorridente”, do Governo Federal, política nacional de saúde bucal. O atendimento é feito por professores e alunos do Curso de Odontologia, abrangendo quatro áreas de atuação. Além da endodontia, são prestados atendimentos nas áreas de pacientes especiais, cirurgias e periodontia.

A Secretária Municipal da Saúde, Eclesan Palhão, salienta que a sua pasta tem como meta buscar parcerias em todas as áreas para resolver os problemas da comunidade. “Com o aumento da parceria, a qualidade profissionais também foi melhorada para que possamos atender 100% da população de forma adequada. E a participação acadêmica é fundamental para a qualificação dos serviços”, salientou.

Por outro lado, o Coordenador da Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde, Claiton Tirello, reforça que o desejo é atender bem a todos os que buscam esses serviços. “Com isso, os pacientes que necessitam de um atendimento mais qualificado, não precisam mais ser removidos à capital do estado, gerando economia ao município e mais tranquilidade e conforto a eles. Que bom que a URI literalmente abraçou o CEO, pois é isso que a população precisa, ou seja, atendimento qualificado, com profissionais, equipamentos e local adequados”, completou.

Enquanto isso, a Coordenadora do Centro Clínico de Odontologia Simone Tuchtenhagen, também professora do Curso, salienta que “o CEO é uma parceria onde todos ganham, ou seja, a Universidade, o Município e o paciente. Com isso, a URI cumpre sua função comunitária com ganhos, inovação e qualidade à comunidade. Ali, os alunos também podem identificar o caminho profissional a ser seguido”, concluiu.

A Secretária Municipal da Saúde, Eclesan Palhão, no entanto, faz um apelo aos pacientes para que cumpram os horários determinados. “Temos verificado um alto índice de ausência e é preciso que a população entenda que tudo isso é custo que recai sobre a própria comunidade. O problema é sério, não apenas na odontologia. Consultas e exames deixam de ser feitos, pois os pacientes deixam de comparecer, sem avisar, gerando custos e deixando que outros possam ser atendidos, talvez em situação mais grave”, frisa Eclesan.

Este assunto foi tema de uma entrevista no Programa Expressão Universitária, da URI Erechim, que vai ao ar na segunda-feira, 19, às 21h30min. O programa pode ser visto tanto na TV Erechim, canal 526, como pelo site uricer.edu.br.

 

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