Escola Básica

Em vez de Google, Enciclopédia Barsa | | URI Câmpus de Erechim

Em vez de Google, Enciclopédia Barsa

14/03/2023 - 313 exibições

As mudanças que ocorreram com a conectividade abrangem todas as áreas da vida cotidiana e a educação não ficou de fora. Hoje, é quase impensável para a geração de nativos digitais, fazer um trabalho manualmente ou pesquisar sem abrir sites de buscas on-line. No entanto, muito antes da internet ser criada, as pessoas estudavam e ensinavam com os recursos que tinham à disposição na época.

Pensando nisso, a professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da URI, Denise Canabarro, apresentou aos alunos do 8º ano, o Google de papel, a Enciclopédia Barsa. O contato com o conhecimento e a pesquisa impressa deixou-os impressionados, surpresos, pois não conseguiam entender como aqueles livros pesados faziam parte do cotidiano da vida das pessoas que foram estudantes em tempos offline.

Em visita a Biblioteca Central do Câmpus, puderam manusear enciclopédias, dicionários específicos e gerais, revistas, livros, ler jornais impressos, os quais estão dando lugar cada vez mais para os digitais.