Escola Básica

Juliana Jaboinski ministra palestra sobre otimização do estudo para alunos do Ensino Médio | | URI Câmpus de Erechim

30/03/2023 - 325 exibições

Na manhã do dia 24, a psicóloga e professora Juliana Jaboinski palestrou para os alunos do Ensino Médio da Escola Básica, acompanhados por diversos professores e pelo Grêmio Estudantil. O tema da fala foi “utilizando os conhecimentos da psicologia e da neurociência para otimizar o estudo”, quando afirmou que o aprendizado é uma questão complexa e que envolve vários aspectos, como a motivação, a atenção, a memória e as emoções.
A ministrante ressaltou que a motivação é um fator chave para o sucesso no estudo, podendo ser intrínseca, baseada em interesses pessoais, ou extrínseca, relacionada a recompensas externas. A atenção também é crucial, pois é através dela que o cérebro seleciona e armazena as informações relevantes para o aprendizado. A memória, por sua vez, é influenciada pela intensidade emocional dos eventos, tornando-se mais eficiente quando associada a sentimentos.
A palestrante destacou ainda a importância de cuidar da saúde mental e do bem-estar emocional para otimizar o desempenho escolar. Para isso, é necessário evitar sobrecarregar o cérebro e utilizar estratégias para reduzir distrações.
A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Grêmio Estudantil 2022/2023 e busca auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades e técnicas de estudo mais eficazes e prazerosas.