Aula prática de Microbiologia e Legislação marca início do Curso Tecnólogo de Gastronomia | | URI Câmpus de Erechim

30/03/2023 - 256 exibições

No dia 20 de março, foi realizada a primeira aula prática do Curso Tecnólogo em Gastronomia, na disciplina de Microbiologia e Legislação de Alimentos, sob a orientação da professora doutora Jamile Zeni. Durante a aula, os alunos foram orientados sobre as normas de uso dos laboratórios de microbiologia de alimentos, tiveram contato com vidrarias e prepararam os materiais para a realização das análises microbiológicas.
Os alunos aprenderam a técnica de Swab para verificar a presença de micro-organismos em diferentes superfícies, a técnica de Coloração de Gram para identificar as bactérias Gram positivas e negativas, a técnica do Número Mais Provável (NMP) para identificar micro-organismos indicadores e a detecção de Salmonella, Staphylococcus aureus e de Clostridium sulfito redutores em alimentos.
A partir dos resultados destas análises microbiológicas, os alunos poderão avaliar a qualidade microbiológica dos alimentos, de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente no país, como a Instrução Normativa número 161 de 1º de julho de 2022 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo a professora Jamile Zeni, as análises microbiológicas são de suma importância para verificar a qualidade e segurança alimentar. A qualidade dos alimentos é essencial para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar. Procedimentos incorretos de manipulação de alimentos podem causar doenças transmitidas por alimentos (DTA), em que os alimentos atuam como veículo para transmissão de organismos prejudiciais à saúde.
A aula prática marca o início de um curso que tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em um mercado gastronômico cada vez mais exigente e competitivo, além de contribuir para a promoção da segurança alimentar no país.