Alunos de Engenharia Mecânica da URI visitam empresa parceira para vivências profissionais | | URI Câmpus de Erechim

31/03/2023 - 316 exibições

No último dia 18, os calouros do curso de Engenharia Mecânica da URI, acompanhados pelo engenheiro Dolir Varella, colaborador da Comil e egresso do mesmo curso, e pelo professor Cristiano Vitorino da Silva, realizaram uma visita técnica à Comil Ônibus S.A. A empresa é uma importante parceira da URI em diferentes ações do Programa URI Indústrias. Na ocasião, os acadêmicos puderam ver todas as etapas de fabricação dos veículos produzidos pela empresa, conhecendo os diferentes processos de fabricação.
O objetivo da visita foi proporcionar aos futuros engenheiros uma vivência profissional e identificar possibilidades de interação através da realização de projetos de extensão, etapa obrigatória para a formação desses acadêmicos. A temática adotada pela turma em conjunto com a empresa foi a Sustentabilidade, envolvendo a reciclagem, o reuso e a redução como forma de buscar as melhores práticas de fabricação. O projeto ocorrerá de forma conceitual e pretende buscar, por meio de pesquisas, ideias que possam colaborar com a empresa no intuito de implementar melhorias neste aspecto.
Segundo o professor Cristiano, essas vivências e práticas no âmbito profissional desde os primeiros semestres do curso, como previsto na Graduação Ativa da URI, agregam muito na formação dos futuros engenheiros. Elas trazem uma visão mais ampla da atuação na profissão, construindo maturidade e gerando sinergia nos estudos e foco, aspectos importantes para obter bons desempenhos nas diversas disciplinas do curso. Isso resulta na formação de profissionais mais qualificados para o mundo do trabalho.