Emergência climática será tema do Fórum de Meio Ambiente da Juventude | | URI Câmpus de Erechim

Emergência climática será tema do Fórum de Meio Ambiente da Juventude

06/04/2023 - 797 exibições

A URI Erechim, juntamente com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMPAM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim, iniciaram no mês de março, de forma virtual, as atividades preparatórias ao XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho. O Fórum, destinado para jovens de 14 a 24 anos, tem como tema central em 2023: a Juventude no Enfrentamento à Crise Climática.

As mudanças climáticas causadas pela ação humana são um fenômeno comprovado pela ciência, ou seja, existem, são emergenciais e irreversíveis para a atual geração. Trata-se de um fenômeno complexo, multidisciplinar e abrangente e, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala, suas consequências afetarão a todos, em todos os lugares. E o cenário climático atual exige a adoção de novas escolhas no estilo de vida de nossa sociedade, mudanças de atitudes individuais e coletivas na relação com o meio natural, rupturas paradigmáticas, mudanças de valores no uso e na apropriação dos recursos e fontes energéticas e na experimentação de diferentes alternativas de postura em relação a manutenção da vida na Terra.

O Fórum busca se constituir como um espaço de estudo e reflexão sobre temas socioambientais de importância local e global. Ele se constituiu como um processo de formação, e não apenas um evento, e contribuiu para mobilizar os jovens que habitam o território, para pensar e agir, ou seja, para conhecer os problemas existentes no território, investigar sobre esses temas e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis.

Segundo Hueliton Magnanti, bolsista do Laboratório de Educação Ambiental da URI, jovem universitário que está liderando a organização do Fórum, estão envolvidos na organização 135 jovens e 90 professores de 45 escolas de Ensino Médio da Região, abrangendo 35 municípios.

No período de março a maio deste ano, a juventude estará envolvida no estudo sobre a temática, na organização e realização de mesas redondas, rodas de conversa e minicursos sobre o tema. Também estarão mobilizando os jovens dos municípios para a discussão e implementação de ações concretas, em Fóruns realizados nas Escolas.

No dia 6 de junho, representantes dos municípios da Região estarão reunidos em Erechim para tratar sobre o tema. Neste dia, serão definidos os temas e ações estratégicas que serão implementadas pela juventude, por meio de projetos, nos municípios do Alto Uruguai Gaúcho, no 2º semestre de 2023.