Grupo de Estudos Olímpicos comemora Dia Mundial da Atividade Física | | URI Câmpus de Erechim

Grupo de Estudos Olímpicos comemora Dia Mundial da Atividade Física

10/04/2023 - 339 exibições

“O esporte tem o poder de mudar o mundo, tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem”. (Nelson Mandela)

Seguindo esse ensinamento, o Grupo de Estudos Olímpicos do Curso de Educação Física da URI comemorou na quinta-feira, 6, o Dia Mundial da Atividade Física, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção do sedentarismo. Nesse mesmo dia, foram comemorados, ainda, o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.

Para marcar essa data, o Grupo de Estudos promoveu momentos de reflexão sobre a atividade física, o esporte e a importância deles para a sociedade. O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz foi estabelecido durante uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013. Este dia foi declarado para reconhecer a influência positiva e o vasto alcance que o esporte tem sobre pessoas e comunidades.

Nos dias 25 de março e 1º de abril, alunos do Projeto de Mini Tênis da Escola de Educação Básica da URI Erechim participaram de atividades práticas com professores, acadêmicos e monitores do grupo de estudos. Na sexta-feira, 31 de março, o Grupo de Estudos Olímpicos promoveu reunião com a temática do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Para a Professora Priscila Sachet Matheus, “o objetivo é celebrar o esporte e seu potencial na educação e formação cívica de nossa comunidade acadêmica”.

Outro tema abordado foi sobre a importância da Atividade Física na sociedade. A Professora Larissa Tressi, da Escola Básica da URI, deseja que “cada vez mais as pessoas possam adquirir uma rotina que melhore a qualidade de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030, com a finalidade primordial de incentivar um mundo mais saudável”, ressaltou.

Para o Prof. José Luis “Nino” Dalla Costa, membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), “a URI Erechim, por meio de seu Curso de Educação Física, da Escola de Educação Básica, juntamente com o CBPC, está comprometida com a campanha #WhiteCard, da Peace and Sport Organization. #WhiteCard: O cartão branco é um sinal de compromisso com os esforços de paz em todo o planeta”, disse.